18 de maio de 2016 as 14:55 / Administração e Planejamento, Saúde, Sem categoria

Gestores buscam ampliar atendimentos de média complexidade

Durante a semana passada, de 9 a 12 de Maio, a Prefeita Teodora Lütkemeyer esteve na Capital Federal participando da XIX Marcha dos Prefeitos a Brasília em defesa dos Municípios, acompanhada do Secretário de Saúde Marco Costa e do Secretário de Finanças Naor Kümpel.

Porém, a agenda da Prefeita foi além da pauta municipalista, com reuniões voltadas ao interesse da comunidade de Não-Me-Toque e região, como é o caso da pauta junto ao Ministério da Saúde que tratou da ampliação dos atendimentos de média complexidade dos não-me-toquenses.

Os serviços assistenciais do SUS organizam-se em ações da Atenção Básica e em ações da Média e Alta Complexidade (MAC), que envolvem a assistência ambulatorial e hospitalar de todas as especialidades.

No caso de Não-Me-Toque, os atendimentos da média complexidade são prestados no Hospital de Caridade de Carazinho, sendo as ações e procedimentos lá realizados fundamentais para a saúde pública.

A Prefeita Teodora e o Secretário Marco buscaram junto ao Ministério no setor de Coordenação de Planejamento, Programas e Ações de Saúde (CGPAS), com a Coordenadora Neyde Glória Garrido e a Coordenadora Adjunta Aliane Vieira, um aumento do Teto MAC para Carazinho, que assim como os demais municípios gaúchos enfrenta os problemas da falta de repasse de verba estadual e tem reduzido os atendimentos por não possuir recurso suficiente para atender a região.

Este cenário preocupa muito a gestora não-me-toquense, por ser um problema agravante e que não pode ser ignorado. “Os atendimentos de Média e Alta Complexidade são fundamentais para a região e a diminuição da oferta por parte de Carazinho acarreta problemas na saúde pública de todos os Municípios atendidos, aumentando as filas de espera e a demora na realização de exames e procedimentos, o que consequentemente causa problemas ao paciente que em muitos casos não pode esperar meses até conseguir uma vaga”, destacou a Prefeita Teodora.