13 de maio de 2016 as 08:59 / Educação, Sem categoria

Formação continuada das escolas municipais

Na noite de terça-feira (11), aconteceu a segunda Formação Continuada na EMEF Carlos Gomes. A formação aconteceu em conjunto com as demais Escolas Municipais de Não-Me-Toque: Amália Kerber, Valdomiro Graciano, Ernesto João Cardoso, Nossa Senhora de Lourdes, Santo Antônio, EMEI’s Infância Feliz, Pequeno Polegar e Ciranda da Alegria.

A professora e palestrante Silvana Sassi, Graduada em Pedagogia Séries Iniciais, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Gestão Educacional participou e trabalhou com os professores. Com mais de 20 anos de atuação no magistério, Silvana trouxe o tema “Espelho, espelho meu, que professor(a) sou eu?

professora e palestrante Silvana Sassi

O objetivo da palestra foi de oportunizar um momento de reflexão sobre o ser professor e a necessidade de enxergar-se professor, reforçando a autoestima de cada professor. A educação já mudou muito, já melhorou, teve alguns avanços, mas os professores ressaltam que ainda é necessária mais valorização desta profissão, e isso deve começar pelos próprios professores.

Durante a formação também houve um momento de análise da atuação como professores, momento para desenvolver a autocrítica e auto avaliação, para depois verificar o que cada profissional tem de bom e a melhorar, para assim poder projetar novos rumos, mudanças, crescimento, aperfeiçoamentos, sem a necessidade de que outras pessoas apontem as dificuldades de cada um.

A busca de soluções por parte de cada professor (a) para as dificuldades de atuação em sala de aula, identificadas em sua prática, reforçando sua autoconfiança foi o ponto central do trabalho.