06 de maio de 2016 as 15:39 / Administração e Planejamento, Saúde, Sem categoria

Hospital Notre Dame Santa Julia Billiart tem serviço de urgência e emergência suspenso

Os atrasos nos repasses financeiros por parte do Governo do Estado vem agravando cada vez mais as dificuldades em relação a prestação do atendimento no Sistema de Saúde, principalmente no serviço de atendimento de urgência e emergência do Hospital Notre Dame Santa Julia Billiart.

Apesar da assistência hospitalar ser uma responsabilidade do Estado, os municípios é que são demandados nos momentos de dificuldades e que estão mantendo os Hospitais.  Além dos valores dos contratos do sistema Único de Saúde mostrarem-se insuficientes, somente os valores do serviço de urgência e emergência estão atrasados desde dezembro de 2015.

Porém, a Administração do Hospital foi surpreendida com um ofício enviado pela Secretaria Estadual da Saúde, com data de 18 de março, informando ao Hospital Notre Dame Júlia Billiart que o convênio Porta de Entrada para Urgência e Emergência está suspenso. A correspondência só chegou às mãos da direção da Rede de Hospitais Notre Dame na semana passada e trouxe ainda mais preocupação quanto ao futuro do serviço.

Uma reunião entre os responsáveis pelo Hospital Notre Dane Júlia Billiart e a Administração Municipal realizada no dia 20 de abril, apontou as grandes dificuldades da instituição manter este serviço e outros, por conta da falta de repasses do SUS e do convênio Porta de Entrada para Urgência e Emergência. Só deste último são R$ 84 mil mensais que deixaram de ser repassados desde dezembro. Por conta disso, o Hospital acumula dívidas com os médicos que fazem o plantão e outros fornecedores. O déficit com os serviços prestados para o SUS somam mais de R$ 200 mil mensais.

Na terça-feira (03), reuniram-se para avaliar as possibilidades de lutar pela manutenção do Hospital Santa Júlia, a Prefeita Teodora Lütkemeyer, Secretário de Saúde  Marco Costa, a diretora do Hospital Irmã Silvânia Ioner, o consultor e auditor da Rede Notre Dame, Sílvio Medeiros, os coordenadores do Hospital Santa Júlia, Rafael Scolari e Daniel Griep,  o prefeito de Victor Graeff Cláudio Alflen e os secretários da Saúde de Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos, a presidente do Poder Legislativo, Paula Samuel van Schaik, vereadores de Não-Me-Toque e membros do Conselho de Desenvolvimento Social.