18 de abril de 2016 as 16:39 / Gabinete, Saúde, Sem categoria

Ônibus do Hemopasso estará em Não-Me-Toque recebendo Doação de Sangue no dia 21 de Maio

Na manhã desta segunda-feira (18), a Prefeita Teodora Lütkemeyer, acompanhada da Secretária Adjunta de Saúde Amélia Sebastiany, recebeu no auditório da Prefeitura Municipal Claudete Misturadoro – Coordenadora do Hemopasso, Alexandra Mazzola -Coordenadora de Capacitação do Hemopasso, Armando Roos – Diretor do Hospital Alto Jacuí, servidores do hospital, Vania Lange – proprietária do Laboratório Unitá, Simone Langaro da ONG Amigos de Sangue e Nerli Petry representando a Rádio 90.9, para tratar da vinda do ônibus do Hemopasso para Não-Me-Toque.

A baixa banca de sangue tem preocupado muito o Hemopasso de Passo Fundo, o que tem gerado até mesmo o cancelamento de algumas cirurgias, principalmente as eletivas em diversos Municípios, deixando a entidade em estado de alerta a procura de novos doadores, principalmente dos tipos O positivo e O negativo.

O tipo O- é muito procurado por ser “doador universal”, e acaba sendo utilizado em emergências quando não há tempo para fazer uma prova de compatibilidade. Já o O + tem maior incidência na população e é o que tem maior saída no Hemopasso. Desde o final de dezembro, com o fechamento do Banco de Sangue de Erechim, o Hemopasso está abastecendo temporariamente os municípios da região do Alto Uruguai. Assim, ele fica responsável pelos 139 municípios da região de sua abrangência e temporariamente mais a demanda dos hospitais dos 32 municípios da região de Erechim.

Com o apoio da Administração Municipal, da ONG Amigos de Sangue, Amigos da 90.9, Hospital Alto Jacuí e Laboratório Unitá, ficou definido que o ônibus do Hemopasso estará em Não-Me-Toque no dia 21 de maio (sábado), atendendo das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas junto a AFUJAN.

Devido ao quadro funcional do Hemopasso estar reduzido, o mesmo não dispõem de profissionais para atender a comunidade no dia 21. Deste modo, a Administração Municipal irá ceder uma enfermeira, o Hospital Alto Jacuí duas técnicas de enfermagem e a bioquímica Vania Lange estará participando como voluntária. Elas precisarão se deslocar até o Hemopasso para participar de um treinamento, se capacitando assim para atender a comunidade nesta ação.

O Grupo Amigos de Sangue e Amigos da 90.9 estão contando com demais apoiadores que também auxiliarão com as despesas de combustível do deslocamento do ônibus para Não-Me-Toque e lanches.

“Parabenizamos a iniciativa da ONG Amigos de Sangue e do grupo Amigos da 90.9 e demais voluntários que abraçaram esta causa. Estaremos dando o apoio para a realização dessa importante ação. E desde já convidamos nossa comunidade para ir se organizando para doar sangue, ação simples que pode salvar vidas”, comentou a Prefeita Teodora.

DSC00002 DSC00004

Para a doação:
O doador deve apresentar documento de identificação com foto.

Para doar é necessário:
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 17 anos – mediante autorização dos pais ou responsáveis – ou, acima disso, ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias;
– Ter peso igual ou superior a 50kg;
– Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não estar grávida, nem amamentando;
– Não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue.
– Não fazer uso de drogas injetáveis;
– Não ter contraído Sífilis, Hepatite, Doença de Chagas ou AIDS.