Empresas no Distrito Industrial debatem a compra de lotes

A Administração Municipal juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento convidou empresários e proprietários das empresas instaladas no Distrito Industrial, na tarde de terça-feira (12), no auditório da Prefeitura, para apresentar os resultados analisados da documentação das empresas que manifestaram interesse na compra antecipada dos lotes, antes dos 10 anos previstos na lei pela comissão de Avaliação e análise da Legislação do Distrito Industrial.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento, Margarete Lauxen, em 2014, empresários manifestaram o interesse de compra dos lotes de terra antes dos dez anos da utilização da empresa na área distrital. A compra facultativa dos lotes está previsto no edital, assinatura dos contratos e na lei municipal. Porém até o momento, todas as empresas instaladas no Distrito Industrial não amortizaram o valor dos lotes, pois a concessão foi feita pelo Município sem ônus.

Com isso, foi iniciado um estudo, consultas jurídicas e surgimento de duas comissões. Uma comissão analisou atualização dos dados das empresas, valor dos terrenos com infraestrutura feita pelo governo municipal nos últimos anos. E, em outra comissão, para analisar quais empresas, que manifestaram interesse de adquirir os lotes antes dos dez anos de atuação no distrito, atingiram o previsto no momento da apresentação dos documentos para a concorrência dos lotes até o momento avaliados pela comissão.

“Avaliando se as empresas atendem o que foi proposto na abertura do edital de concorrência pública, foi feito um parâmetro da expectativa analisando o faturamento, o número de empregos, do início da atividade com a situação atual da empresa”, explicou a Secretária Margarete Lauxen.

A Secretária Margarete também apresentou uma tabela com um levantamento minucioso de todas as empresas instaladas no Distrito, desde a data da assinatura do contrato, o número do processo de construção, a área construída, a licença ambiental, os habite-se e o alvará de localização e funcionamento.

Fazem parte do Distrito Industrial treze empresas: IGP Indústria de Plásticos Ltda; IMIAG – Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas Ltda; Serraria Pinoscar Ltda; Andréa Caroline Sturmer & Cia Ltda; Mercildo Schwingel; Construtora Follmer Ltda; Metalúrgica Metaura Ltda; Cemtra Soluções Industriais LTDA – ME; E.R. Petry & Cia Ltda; Comercial Hartmann portadora e exportadora LTDA; Transportes Mallmann; Dillemburg & Gomes Ltda e Steffens & Cia Ltda.

Também participaram da reunião a Prefeita Teodora Lütkemeyer, os vereadores Ibanêz de Quadros, Gilson dos Santos, Valdir Kirst e departamento jurídico da Prefeitura.