14 de abril de 2016 as 14:34 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Emater apresenta relatório de atividades ao Conselho de Agricultura

Na terça-feira (12), o Secretário de Agricultura Ivan Machry e os membros Conselho Municipal de Agricultura reuniram-se na Sala dos Conselhos para tratar sobre a relação de inscritos no Programa de Ensaibramento das Leitarias, pedidos de serviços de máquinas e apresentação do relatório de atividades da EMATER, exercício 2015.

Vinícius Toso da Emater iniciou a reunião apresentando as atividades realizadas pela Equipe Municipal da Emater no ano de 2015, que atendeu 255 famílias, totalizando 2.934 atendimentos dentro dos mais variados programas, sendo de destaque:

– Defesa e garantia dos direitos do cidadão

– Inclusão social (perícias de Proagros – 130 vistorias, indenização de R$ 2.296.291,80 nas culturas de trigo e cevada; plantio de capim Kurumin; entrega dos títulos Selo Sabor Gaúcho; programa capacitação continuada; FEAPER 2015 – R$ 75.758,50)

– Ações socioambientais (licenciamento ambiental, práticas conservacionistas de solos).

A seguir foi apresentado o planejamento para o ano 2016 que contemplará atividades nos seguintes eixos: Bovinocultura leiteira, Agroindústrias, Segurança e Soberania Alimentar, e Reforma Agrária.

O secretário Ivan Machry comentou sobre o programa de ensaibramento nas leitarias, cuja origem do cascalho será retirado das pedreiras mais próximas das regiões que serão atendidas e a tendência para os próximos anos é que seja necessária a aquisição de cascalho de terceiros.

A recuperação das estradas será feita com recursos próprios do município e a recuperação das pontes com recurso da defesa civil com valor aproximado de R$ 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil). Ivan também comentou que as novas inscrições de serviços de máquinas pela Lei de Incentivo continuarão a ser feitas até o início do trabalho dos ensaibramentos nas leitarias.

A veterinária Ketty Cristina Mazzuti da Inspetoria veterinária, falou sobre as declarações de rebanho que se encontra com aproximadamente 50% concluídos da meta de 800 cadastros que devem ser gerados.  Ketty também comentou sobre a campanha da Febre Aftosa, a qual será realizada com acompanhamento oficial no mês de maio na localidade do Assentamento Libertação Camponesa e no mês de novembro em Colônia Vargas.

“O Conselho Municipal da Agricultura trabalha em parceria com a Emater para desenvolver ações voltadas aos produtores, auxiliando através de inúmeros programas voltados ao pequeno produtor e em reuniões como estas podemos planejar as ações para que beneficiem um maior número de pessoas”, disse o Secretário de Agricultura Ivan Machry