08 de abril de 2016 as 09:28 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Administração renova Convênio de Videomonitoramento

Uma preocupação que antes era somente dos grandes centros vem cada vez se tornando mais próxima da realidade de municípios do interior, devido ao aumento da violência e a busca por mais segurança, tanto para o comerciários quanto moradores.

O alto desenvolvimento e fortalecimento dos setores industriais e comerciais de Não-Me-Toque e o grande fluxo de pessoas e veículos que o município recebe diariamente, faz com que a segurança pública seja uma das principais preocupações da Administração Municipal.

Neste intuito, a Administração Municipal em março de 2011 inaugurou o Sistema de Videomonitoramento 24 horas, que possui atualmente oito câmeras instaladas em pontos estratégicos definidos através de um estudo. O sistema é um grande aliado da Brigada Militar e Polícia Civil.

Na quarta-feira (6), a Prefeita Teodora Lütkemeyer, a Secretária de Desenvolvimento Margarete Lauxen e a Diretora da Indústria e Comércio Jacqueline Dreyer, estiveram em Porto Alegre cumprindo uma série de agendas voltadas ao desenvolvimento de Não-Me-Toque.

Dentre os compromissos, a renovação do Convênio de Videomonitoramento com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado do Rio Grande do Sul, assegurando desta forma a manutenção do sistema e a continuidade do trabalho da Brigada Militar no monitoramento do sistema. A Prefeita reuniu-se com o Secretário Adjunto da SSP/RS Alciomar Goersch, com o 1º Tenente – Assistente Especial Vilmar Fernando Mendes Brasil e na ocasião esteve presente o Assessor do Deputado Sérgio Turra, Luiz Gheller.

“Graças aos esforços conjuntos entre a Administração Municipal e a Secretaria de Segurança Pública do Estado estamos renovando este convênio para dar continuidade ao Videomonitoramento em Não-Me-Toque, garantindo assim segurança aos não-me-toquenses e mantendo ativa esta importante ferramenta de apoio da Brigada Militar”, disse a Prefeita Teodora Lütkemeyer.

Principais Benefícios

O vídeomonitoramento vem contribuir na investigação policial de pequenos furtos, desvendando seus autores e mostrando a situação em que foram praticados e até mesmo auxiliar em caso de acidentes como colisões ou atropelamentos. O sistema é avançado e mesmo com uma queda de energia, as câmeras continuam monitorando até que a eletricidade seja restabelecida, para isto conta com oito baterias reservas, armazenadas junto ao servidor principal. Caso haja a necessidade de uso das imagens, somente o poder judiciário poderá autorizar a divulgação das gravações.