06 de abril de 2016 as 09:52 / Educação, Sem categoria

Jovens terão Direito a Meia Entrada com a confecção da Carteira de Estudante

Na manhã desta terça-feira (5), o Conselho Municipal da Juventude de Não-Me-Toque (COMJUVE), reuniu seus integrantes para organizar as atividades do ano e deliberar sobre a confecção da Carteira de Estudante.

Na oportunidade o Presidente do COMJUVE, Charles Morais, comunicou sobre a parceria que será realizada pelo Conselho com a União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES) e com a União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE/RS) para confeccionar Carteira de Estudantes aos jovens.

Esta demanda foi solicitada ao Conselho no ano passado, pois a partir da regulamentação da Lei Federal de Meia-Entrada nº 12.933, os estudantes passam a ter o direito de fato a 50% de desconto em 40% dos ingressos em cinema, shows, teatro, estádio de futebol e em todos os eventos de esporte e cultura que existir cobrança de ingresso.

Os estabelecimentos devem proporcionar a compra do ingresso de Meia-Entrada em todos os canais de venda, como bilheteria e sites de venda de ingressos, para todos os setores.

O promotor de eventos que não ofertar os 40% dos ingressos para meia-entrada, através de denúncia no PROCON pode ter o evento cancelado, até a regulamentação da situação.

Para obter o direito a Meia-Entrada os estudantes devem portar sua Carteira de Identificação Estudantil, conforme padrão nacional com certificação digital (deve ser confeccionada por uma associação cadastrada).

Com isto, para os UNIVERSITÁRIOS o COMJUVE estará realizando em parceria com a União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE/RS) e com o apoio da Associação Cultural Recreativa de Estudantes e Universitários (ACREU), nos dias 13 e 14 de abril, a confecção de Carteira Estudantil para todos os universitários interessados. O ponto de inscrição será na Sala Dos Conselhos (junto a Biblioteca Municipal, na Rua Dr. Liberato Salzano, ao lado da loja Vanguarda), das 08:15h às 18:30h, sem fechar ao meio dia.

Documentação necessária: Uma Foto 3×4 recente; Comprovante de Matricula; Cópia de documento de identidade; Cópia do CPF e pagamento da taxa de confecção do Cartão de R$ 25,00.

Já para estudantes do Nível Fundamental, Médio, EJA, Técnico, Profissionalizantes e Pré – Vestibular o COMJUVE estará realizando uma parceria com a União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES), com o apoio do Grêmio Estudantil do IEE Solano e estará confeccionando as carteirinhas nos dias 26 e 27 de abril, para todos os estudantes interessados. O ponto de inscrição será no auditório da Escola Solano, durante o horário de aula, sem fechar ao meio dia.

Com a documentação necessária: 1 foto 3X4; Cópia do Documento Oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, etc); Atestado Escolar de 2016 e taxa de confecção de R$ 22,00.

Todo o estudante que tiver comprovante de matricula e RG pode confeccionar a carteira de estudante.

“Estamos pleiteando a vinda da UEE e da UGES há mais de um ano para realizar a confecção da carteira para nossos estudantes. Contamos com a colaboração de todos para o máximo de confecção possível, afinal a meia entrada é um direito dos estudantes. E enquanto Conselho Municipal vamos trabalhar para que este direito seja respeitado.” comentou o Presidente do COMJUVE, Charles Morais.