05 de abril de 2016 as 13:54 / Saúde, Sem categoria

Lixo e entulho em lotes e ruas são desafio no combate à dengue, zika e chikungunya

O descarte irregular de lixo e entulho em lotes vagos e ruas de Não-Me-Toque aparece como um dos maiores desafios diante do aumento de focos e proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2015 Não-Me-Toque 467 focos haviam sido confirmados e 150 novos focos do mosquito transmissor foram encontrados no Município até Março deste ano. Apesar de não ter casos confirmados durante o período da Expodireto, um caso esteve circulando em Não-Me-Toque, além de municípios próximos terem a confirmação de casos de dengue e zika vírus.

Tanques  velhos acabam se tornando criadouros do mosquito na Rua Antidio Sturmmer do Bairro Santo Antônio

Tanques velhos acabam se tornando criadouros do mosquito na Rua Antidio Sturmmer do Bairro Santo Antônio

Um dos principais problemas no combate ao mosquito transmissor, são os depósitos de lixo irregulares espalhados pelo Município e que devido ao clima quente e com chuvas, facilita a proliferação do Aedes Aegypti. Com o intuito de combater esta infestação, a Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo um mapeamento de locais com depósitos de lixo irregular, os quais serão notificados aos proprietários para que tomem as devidas providências. Além das notificações, a Secretaria planeja um mutirão de recolhimento para limpeza destes depósitos, bem como a destinação correta dos materiais.

Depositar Lixo em qualquer lugar é CRIME!

Depósitos de Lixo Clandestino são locais propícios para a reprodução do mosquito

O depósito de lixo clandestino é Crime Ambiental, ficando o infrator sujeito a penalidade de multa conforme a Lei de Crimes Ambientais 9605/1998 e Decreto 6514/2008.

Cidadão, colabore com a fiscalização e denuncie! Além de estar ajudando a combater novos focos do Aedes Aegypti, você estará auxiliando na preservação do Meio Ambiente!

Faça sua parte, a responsabilidade de combater o mosquito é de todos!

A Administração Municipal está fazendo sua parte, intensificando o combate e ações preventivas, mas e você?

A regra básica é: não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente. Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. A dica é manter recipientes como caixas d’agua, barris, tambores, tanques, cisternas devidamente fechados e não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos, vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhado e demais recipientes que possam armazenar água e acabarem virando criadouros do mosquito!

“A equipe da Secretaria de Saúde realiza um trabalho incessante de combate e conscientização para que Não-Me-Toque fique livre destas doenças, mas para isso é preciso que todos colaborem, não depositando lixo irregular e evitando água parada. Se todos ajudarem, vamos acabar com o mosquito e manter o Município livre da dengue, zika e chikungunya!”, destacou o Secretário Marco Costa.