A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
10 de março de 2016 as 11:26 / 17ª Expodireto Cotrijal, Saúde, Sem categoria

Secretaria de Saúde realiza trabalho de conscientização ao combate do Aedes Aegypti na Expodireto

A Expodireto Cotrijal atrai visitantes de todas as partes do país e do exterior, buscando conhecimento e novidades no setor agropecuário, o que consequentemente deixa a Secretaria de Saúde em estado de alerta devido as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Dengue, Chikungunia e Zikavirus, transmitidas pela picada do mosquito Aedes Aegypti, são doenças virais que podem se espalhar rapidamente pelo mundo. O que muitos não sabem, é que o mosquito não nasce com a doença e sim a adquire picando pessoas já contagiadas pelo vírus, por isso o aumento da preocupação, devido ao grande número de pessoas que circulam pelo Município.

A ação mais simples para prevenção destas viroses é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam estas doenças. Assim, é preciso eliminar lugares que os mosquitos escolhem para a reprodução, a água parada.

Para isto, a Secretaria de Saúde através da equipe de controle de endemias está realizando uma campanha de prevenção junto ao Parque da 17ª Expodireto Cotrijal, com a distribuição de cartilhas e tirando dúvidas da população que visita a feira.

O Secretário de Saúde Marco Costa destaca a importância desta ação durante a feira. “O parque da Expodireto Cotrijal recebe diariamente milhares de pessoas de todas as regiões do país, inclusive de regiões afetadas com casos das doenças, portanto o cuidado precisa ser redobrado para que não tenhamos uma epidemia em nosso Município e região”, disse Marco.

A regra básica é: não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente. Com a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. A dica é manter recipientes como caixas d’agua, barris, tambores, tanques, cisternas devidamente fechados e não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos, vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhado e demais recipientes que possam armazenar água e acabarem virando criadouros do mosquito!

Dengue se combate todo dia, faça sua parte!


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir