10 de março de 2016 as 10:53 / 17ª Expodireto Cotrijal, Sem categoria

Como conciliar Família e Negócios foi o tema do Encontro de Empresárias Rurais

Na tarde desta quarta-feira (09), no auditório central da Expodireto Cotrijal, a Prefeita Teodora Lütkemeyer participou do Encontro de Empresárias Rurais promovido pelo Bayer e Cotrijal, que contou com a palestra do Engenheiro Agrônomo Murilo Paschoal com o tema “Família Felizes x Negócios Saudáveis”.

Sucessão, este é o desafio de todas as empresas familiares e sem dúvida um dos pilares mais importantes do sucesso e perenidade dos negócios, merecendo um planejamento programado e organizado.

Murilo abordou a família agrícola como uma empresa familiar que deve ser organizada com gestão e controle de gastos.  Com o passar dos anos as famílias são compostas de pais, filhos, genros, noras e netos com diversidade ainda muito maior que a estrutura familiar inicial.

As propriedades rurais tornaram-se verdadeiras empresas onde são utilizadas altas tecnologias com patrimônio bastante diversificado. Por trás de todo o patrimônio e do negócio existem famílias, pessoas que pensam e agem diferentes e que se não forem bem administradas as relações, certamente haverá o fracasso.

Para manter a escala do negócio, evitar o fracionamento da propriedade e fortalecer a estrutura familiar, a gestão da propriedade deve ser organizada através da implantação de ferramentas gerenciais que definam objetivamente as relações comerciais entre pais e filhos, que tenham regras com relação à distribuição de resultados, ao montante de investimentos e deliberação de prioridades, com relação a tomadas de financiamentos, de participação da família na administração, entre outras.

“Nós mulheres a cada dia estamos mais presente no mundo dos negócios e ao mesmo tempo nos dedicamos a nossas famílias, por isso precisamos de alternativas para mantermos um relacionamento saudável em ambas as funções”, disse a Prefeita Teodora Lütkemeyer.