08 de março de 2016 as 16:38 / 17ª Expodireto Cotrijal, Sem categoria

Livro “Não-Me-Toque: A Cidade da gente” é lançado na Expodireto Cotrijal

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, lançou na tarde de terça-feira (8), o livro “Não-Me-Toque: A Cidade da gente”.

O evento realizado no stand da Prefeitura junto ao Parque da Expodireto Cotrijal, foi prestigiado pela Prefeita Municipal Teodora Lütkemeyer, pelo Vice-Presidente da Cotrijal Ênio Schroeder,  pela Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Paula Samuel Van Schaik, pela Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Griselda Blau, pelo representante da Monsanto São Paulo Fabrício Costa e representantes da empresa Monsanto de Não-Me-Toque, pelo escritor do livro “Não-Me-Toque: A cidade da gente” José Santos, Secretários Municipais, Vereadores, Diretores, professores e alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino e imprensa.

O Projeto do Livro, A CIDADE DA GENTE, é uma parceria da Empresa Monsanto e da Editora Olhares de São Paulo juntamente com o Município de Não-Me-Toque. O projeto foi desenvolvido no período de 13 a 15 de julho de 2015 e envolveu 175 alunos dos 6º anos das escolas da Rede Municipal de Ensino. As atividades do projeto se concentraram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Valdomiro Graciano – Bairro Jardim.

“Para nós da Monsanto é uma satisfação estar aqui em Não-Me-Toque na Expodireto fazendo o lançamento deste livro que conta um pouco da história de Não-Me-Toque de uma forma peculiar, contada pelos alunos”, disse Fabrício Costa.

O projeto tem como objetivo investigar a história e o cotidiano de pequenas e médias cidades brasileiras, com apoio das crianças de escolas públicas locais. O resultado do projeto é um livro infantojuvenil de referência local e de conhecimento sob a coordenação do escritor José Santos, autor de diversos livros infantis e juvenis.

O autor do livro, José Santos, retratou a satisfação em escrever sobre Não-Me-Toque. “Foram dias agradáveis junto aos alunos falando sobre o Município e buscando contar a história deste pequeno Município gaúcho de uma forma diferente, mas que possa fazer com que o leitor sinta-se um não-me-toquense”, ressaltou José.

A narrativa do livro está baseada na história de 10 ícones de referência turística e social econômico do município de Não-Me-Toque, que são lugares importantes da memória coletiva. Espaços urbanos que a comunidade considera como seus.

“O lançamento deste livro é muito especial, pois através deste projeto foi possível descobrir relatos sobre nosso município, de uma maneira encantadora. Todos podem considerar-se coautores desta obra que foi escrita com muito carinho pelo autor e que relata detalhes históricos de Não-Me-Toque, porém não vou falar quais são eles, porque quero convidá-los a apreciar esta leitura”, disse a Prefeita Teodora Lütkemeyer.

DSC01395 DSC01405 DSC01383 DSC01379