A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
24 de fevereiro de 2016 as 15:01 / Saúde, Sem categoria

Programa para Reabilitação e Integração no Tratamento da Dependência Química

Com o objetivo de oferecer uma proposta de tratamento especializado para a Dependência Química a Secretaria de Saúde proporciona suporte profissional interdisciplinar aos usuários de substâncias psicoativas e a seus familiares, visando a manutenção da abstinência do uso de drogas e a melhoria na qualidade de vida.

Para auxiliar estas pessoas Não-Me-Toque conta com o Grupo Corrente da Esperança direcionado aos familiares e o Grupo Renascer direcionado aos dependentes químicos em abstinência.

 O Grupo Renascer é composto por usuários que encontram-se em tratamento, sendo constituído por um espaço de trocas de experiência, aprendizado e suporte para a realização do tratamento.

O grupo teve início no ano de 2007 e atualmente conta com vários participantes, sendo que, no mês de janeiro houve a comemoração dos 05 anos de abstinência de um dos membros do grupo.

 

Depoimento de um adicto há 5 anos em abstinência:

            “Através do álcool, aos 31 anos de idade iniciei no vício do crack a pior das drogas. Quando decidi me tratar já estava no fundo do poço, perdendo o que há de mais importante, a família.

           Depois que iniciei o tratamento tive 3 recaídas e destas 2 vezes estive internado. Não é nada fácil, mas não é impossível. Todas as recaídas que tive foram quando estava alcoolizado. Na ultima recaída resolvi me tratar e decidi parar de beber e desde então não bebo mais e nem uso crack.

          No dia 27 de janeiro de 2016, completei 5 anos que estou limpo.Com o apoio da família e força de vontade e também com a ajuda das profissionais, assistente social e psicólogas e do grupo renascer, que participo há 8 anos e estou bem.

         Se você tiver com algum problemas com drogas, procure os profissionais da saúde para te ajudar. Lembre-se a iniciativa tem que partir de você, com a ajuda da família e dos profissionais”.

          A orientação e apoio para o tratamento podem ser buscados junto a Secretaria de Saúde, com a Assistente Social e/ou a Psicóloga, coordenadoras do programa.

grupo esperança


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir