04 de fevereiro de 2016 as 14:25 / Gabinete, Sem categoria

Prefeita Teodora prestigia posse de Silvana Covatti na Assembleia Legislativa Gaúcha

A Prefeita Teodora Lütkemeyer prestigiou na tarde desta quarta-feira (3) a sessão solene da Assembleia Legislativa, que elegeu a nova mesa diretora para o período de fevereiro de 2016 a 31 de janeiro de 2017. Com a eleição da deputada Silvana Covatti, do Partido Progressista (PP), pela primeira vez na história do parlamento gaúcho, em 180 anos, uma mulher ocupará a presidência.

Mesa diretora 2016
A nova mesa diretora da Assembleia será integrada pela deputada Silvana Covatti, na presidência; Adilson Troca (PSDB), 1º vice-presidente; Álvaro Boesio (PMDB), 2º vice-presidente; Zé Nunes (PT), 1º secretário; Juliana Brizola (PDT), 2ª secretária; Marcelo Moraes (PTB) 3º secretário e Liziane Bayer (PSB), 4ª secretária, como titulares.

No início da solenidade, o deputado Edson Brum, que presidiu a Assembleia em 2015, apresentou termo de renúncia, conforme acordo entre as bancadas que prevê um ano para cada presidente à frente do Legislativo, uma vez que o Regimento Interno da Assembleia prevê um período mínimo da dois anos de mandato na presidência.

“Queremos parabenizar a Deputada Silvana pelo trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos e especialmente por assumir como Presidente da Assembleia Legislativa do Estado. Para nós mulheres gestoras é um orgulho ter uma mulher como presidente da Assembleia, o quem vem qualificar os trabalhos, além de dar o merecido protagonismo as mulheres no meio político”, comentou a Prefeita Teodora.

Ak1OaH6O4QuglNQXOeD8G8yw-4GifTviS0ljL0ofPnzB

Posse
Ao fazer seu primeiro pronunciamento da tribuna como Presidente da Assembleia, Silvana Covatti destacou sua trajetória política nos últimos 23 anos, especialmente sua dedicação às questões sociais, sobretudo às relativas à saúde pública. Ela também exerceu a presidência do coletivo Mulher Progressista, no Rio Grande do Sul.

“Pretendo igualmente levar a atividade institucional do Parlamento ao encontro das comunidades, para que possamos, cada vez mais, aproximar a produção legislativa da origem física das demandas”, observou, ao defender um ano legislativo em que se preze pela harmonia entre os Poderes de Estado, “mantendo nossa soberania sem jamais cerrar caminho ao diálogo”.

Quanto à atual situação do Estado, observou que nos momentos crucias, “a responsabilidade de cada deputado deve superar o dualismo e as rusgas naturais ao embate político. Na dificuldade, somos todos gaúchos”, alertou, acrescentando: “É desta maneira altiva que esta Casa se comporta desde a Revolução que dá nome à sua sede. Não será agora que iremos faltar”.

Ao concluir, salientou que, “determinada em honrar principalmente as mulheres que represento, as mulheres que nem sempre têm sua importância reconhecida, afirmo que me sinto preparada, disposta e comprometida a presidir o Poder Legislativo do Estado do Rio Grande do Sul”.

A cerimônia de eleição e posse, ocorrida no Plenário 20 de Setembro, além dos parlamentares estaduais e do presidente da Casa, deputado Edson Brum (PMDB), contou com a presença do governador José Ivo Sartori (PMDB); a primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori; do esposo de Silvana Covatti, o também ex-presidente da Assembleia, Vilson Covatti (PP); do filho, deputado federal Luis Covatti (PP/RS), representando a Câmara dos Deputados; a senadora progressista Ana Amélia Lemos, representando o Senado Nacional; o prefeito de Porto Alegre em exercício, Sebastião Mello (PMDB); além de inúmeras autoridades estaduais, prefeitos e representantes da região da deputada (Frederico Westphalen), além de lideranças eclesiásticas. Entre os demais familiares, o pai da deputada, Antônio, e as filhas Viviana e Francieli.

Edição: Celso Luiz Bender – MTE   Foto: Vinicius Reis