A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
10 de dezembro de 2015 as 09:30 / Saúde, Sem categoria

Seminário discute ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

O Secretário de Saúde Marco Costa participou na quarta-feira (9) de um seminário promovido pela Secretaria Estadual de Saúde com representantes dos municípios gaúchos para tratar das ações de prevenção à dengue, chikungunya e zika vírus. O encontro discutiu dificuldades, avanços e desafios do enfrentamento ao mosquito transmissor das três doenças, o Aedes aegypti, nos 168 municípios do Rio Grande do Sul mais infestados.

Seminário contou com a presença de representantes dos municípios com focos do mosquito

Seminário contou com a presença de representantes dos municípios com focos do mosquito

Não-Me-Toque não possui nenhum caso das doenças, porém já registra mais de 392 focos do mosquito AEDES AEGYPTI, situação alarmante devido ao grande risco de uma epidemia. Para se ter uma ideia, em 30 a 35 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas e com a chegada das chuvas de verão típicas em boa parte do Brasil e o aumento da temperatura, é importante começar a prevenção o quanto antes.

Para este verão, época do ano de maior proliferação do inseto, foi anunciado o investimento de R$ 3,8 milhões para reforçar as ações de vigilância e para campanhas publicitárias de conscientização da população.

O Rio Grande do Sul ainda não tem registros de casos de febre chikungunya e zika vírus, porém apresenta neste ano 1.283 casos de dengue confirmados. Apesar de não ter casos de zika, a recente descoberta da relação do vírus com o surto de microcefalia no Nordeste do país reafirma a necessidade de uma atenção preventiva especial por parte dos gestores públicos e da população.

Entre nessa você também e ajude a combater o mosquito

Entre nessa você também e ajude a combater o mosquito

Medidas de prevenção contra o mosquito

Atualmente o Rio Grande do Sul apresenta 168 municípios considerados infestados pelo Aedes aegypti. Para combater o mosquito, a população pode adotar alguns cuidados simples em suas casas e pátios para impedir o desenvolvimento das larvas do inseto. Deve-se, principalmente, evitar o acúmulo de água parada, que é onde o inseto se reproduz. Entre as principais recomendações, destacam-se:

– Tampar caixas d’água, tonéis e latões;

– Guardar garrafas vazias viradas para baixo;

– Guardar pneus sob abrigos;

– Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;

– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

– Manter lixeiras fechadas;

– Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

“O momento de agir é agora e precisamos da colaboração de todos para que possamos livrar Não-Me-Toque desta infestação de mosquitos e assim garantir que não tenhamos casos destas doenças. O clima quente e chuvoso atual é ideal para a reprodução do mosquito, portanto precisamos redobrar os cuidados”, enfatizou o Secretário Marco Costa.

A Secretaria da Saúde reforça ainda que a população precisa atender os agentes de campo e permitir a visita nas residências para a busca de possíveis criadouros do inseto.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir