09 de dezembro de 2015 as 10:28 / Gabinete, Sem categoria

Administração estuda projeto de revitalização do atual prédio da Escola Solano

O Município tinha um Contrato de Cessão de Uso com o Estado do Rio Grande do Sul, para as instalações e funcionamento da Escola Solano, porém o mesmo venceu no ano de 2005 e desde lá a Administração Municipal tem gestionado a renovação deste contrato que até agora não aconteceu, em virtude de entraves burocráticos e administrativos junto ao Governo do Estado.

A Direção da Escola Solano, informou à Prefeita Municipal que até o início do ano letivo de 2016, a Escola estará instalada no novo prédio (construído pelo Estado), devolvendo assim as instalações para a administração e uso, por parte do Município de Não-Me-Toque.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), através do conselheiro Jeovani Pagliarini, sugeriu o uso deste prédio para a instalação e centralização de todas as secretarias municipais, a fim de facilitar o acesso dos munícipes aos serviços ofertados, bem como a economia de recursos, pois hoje o Município tem muitas salas alugadas para instalação das secretarias e departamentos municipais.

A Prefeita Teodora Lütkemeyer acompanhada dos integrantes do CDES Gervásio Diel, Lizelote Battistela, Willibrodus van Lieshout, Jeovani Pagliarini, Secretários Municipais e da Arquiteta Vanderlete Fries, esteve nesta terça-feira (08) visitando a atual instalação do IEE São Francisco Solano para início dos estudos de reformas e restaurações.

O setor de engenharia, através da arquiteta Vanderlete Fries, irá elaborar um projeto com plano de utilização do local, preservando o estilo arquitetônico e modernizando as instalações internamente com possibilidade de locação de todas as Secretarias bem como a construção de auditório.

Por se tratar de uma edificação antiga, que foi construída com estrutura autoportante está em bom estado de conservação, porém necessita de melhorias na parte elétrica, hidráulica, troca de telhado, rachaduras, pinturas, troca de piso em alguns pontos, acessibilidade, esquadrias e adequação dos sanitários. A intenção da Administração Municipal é de revitalizar o prédio, valorizando sua arquitetura histórica e cultural, deste rico patrimônio de Não-Me-Toque.

O setor de engenharia também fará um levantamento da área ocupada por cada Secretaria para estudar uma recolocação, visando um zoneamento e distribuição na edificação do prédio.

“Este é um projeto grande e requer planejamento e muito estudo. Nos próximos meses, com base nos levantamentos, realizaremos um projeto que visa a restruturação e reforma prédio. A ideia de centralizar os serviços é excelente, vamos concluir o projeto e após poderemos saber o custo, viabilidade e em quanto tempo esta obra ficará pronta”, comentou a Prefeita Teodora.