Sex, 20/09Não-Me-Toque

Mín

Ensolarado

02.12.2015 - Assistência Social

Irmã Lori conversa com idosos sobre como evitar acidentes domésticos

Nos dias 12 e 30 de novembro a Irmã Lori Steffens, Presidente do Conselho Municipal do Idoso, conversou com idosos referente aos cuidados necessários no lar para evitar quedas e acidentes domésticos.

Durante sua fala, a Irmã mostrou um vídeo detalhando todas as peças de uma casa, sala, quarto, cozinha, banheiro, área e quais os riscos de cada local. Dentre as orientações destacamos:

• Trocar a cama baixa por uma mais alta, que facilita quando o idoso deita e também para levantar;
  • Cuidados no banheiro: não colocar tapetes e, se possível, colocar um corrimão, porque evita quedas na hora do banho e também para se levantar do vaso;
  • Sempre deve ter uma lâmpada ligada à noite, pode ser no corredor, porque muitos acidentes com idosos acontecem a noite quando se levanta para ir ao banheiro.
  • Não colocar tapetes nas áreas em frente a pia, geladeira ou até mesmo ao lado da cama. Tapete deve ser evitado sempre.

Segundo a Irmã Lori “o aumento do número de quedas e acidentes com idosos vêm ocasionando fraturas, por isto a necessidade de cuidados simples, como tirar tapetes, pode fazer toda a diferença”.

No final da palestra a Irmã fez uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal. As integrantes dos grupos gostaram muito das sugestões e das dicas explanadas.