16 de novembro de 2015 as 15:56 / Saúde, Sem categoria

Usuários da Unimed Planalto correm risco de ficar sem atendimento nos hospitais de Não-Me-Toque

As tentativas de revisão dos valores pagos pela Unimed Planalto aos Hospitais de Não-Me-Toque – Beneficência Alto Jacuí e Notre Dame Júlia Billiart – não têm encontrado respaldo e o descredenciamento vem sendo cogitado como uma opção.
As negociações que vêm ocorrendo desde novembro do ano passado para reajustar os valores de diárias pagos nas internações – em torno de R$ 28,00 no Alto Jacuí e R$ 32,00 no Júlia Billiart – que são as mesmas desde o ano de 2004, não são animadoras.
Na manhã de quinta-feira (12), a diretoria do Hospital Alto Jacuí reuniu representantes das maiores empresas e organizações para apresentar a situação do convênio e buscar a opinião sobre um possível rompimento de contrato.
– A Unimed Planalto é nosso pior convênio. Os valores pagos não cobrem metade das despesas e qualquer fatura acima de R$ 1.000,00 é glosada. Hoje o Hospital paga para atender os pacientes da Unimed – esclareceu o administrador Clóvis Traesel enquanto apresentava as planilhas.
Participaram da reunião a prefeita Teodora Lütkemeyer, o presidente da Câmara de Vereadores Ibanez de Quadros, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Sindicato dos Servidores Municipais, Jan, Orlando Roos, Acint, Augustin, Cotrijal, Stara, Grazmec, Jornal A folha, Rádio Ceres, Rádio Magia e Rádio Comunitária, além de integrantes da diretoria do Hospital.
O presidente Armando Roos foi enfático em diagnosticar que, se os hospitais estão em dificuldades, grande parte é por conta dos planos de saúde que não remuneram o uso da estrutura.
– Os convênios com os usuários vêm sendo reajustado regularmente, então porque não reajustar quem presta o serviço? Estamos investindo para oferecer serviço de qualidade e ampliar as especialidades e não vamos mais permitir que nossa estrutura seja utilizada sem a devida contrapartida – afirmou Roos.
Segundo dados das empresas, cujos representantes se mostraram surpresos com a realidade do hospital, os reajustes sobre as mensalidades dos usuários da Unimed Planalto foram de 22% em 2013, 28% em 2014 e 8% em 2015.
Após quase três horas de conversa, ficou acordado que será redigido um convite para o presidente da Unimed Planalto vir a Não-Me-Toque conversar sobre a questão do reajuste. O convite será enviado pela prefeita, com assinatura do presidente da câmara, dos representantes legais dos dois hospitais e da Acint em nome das empresas.

Paralelamente, será feito um levantamento para apurar o número de usuários da Unimed e as possíveis opções para troca de convênio.

Texto e Foto: Jornal A Folha