A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
12 de novembro de 2015 as 14:39 / Saúde, Sem categoria

Semana da Conscientização da Saúde Masculina

Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico desse tipo de câncer, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar atividades de prevenção e conscientização sobre o Câncer de Próstata, promovendo do dia 16 a 20 de novembro a Semana de Conscientização da Saúde Masculina.

As unidades básicas de saúde estarão recebendo e orientando o público masculino e encaminhando quem necessite realizar exames preventivos.

Já no sábado, dia 21 acontecerá o Pedágio Informativo, com grande mobilização junto a Praça Central Dr. Otto Schmiedt, que para marcar o encerramento da campanha promoverá uma mateada com a participação da Associação Amigos da Vida.

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Estatísticas

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A cada 6 (seis) homens, 1 (um) é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

 Diagnóstico

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

Fatores de Risco

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

Prevenção

Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura da doença são de aproximadamente 90%.

Cuidar da Saúde, também é coisa de Homem!


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir