12 de novembro de 2015 as 14:30 / Educação, Sem categoria

2º Seminário de Educação Fiscal aborda o tema Empresas e Tributos

Na noite de quarta-feira (11), a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto (SMECD) promoveu no auditório da Associação Comercial, Industrial Agropecuária e Serviços de Não-Me-Toque (ACINT) o 2º Seminário Municipal de Boas Práticas em Educação Fiscal. O evento contou com a presença da Prefeita Teodora Lütkemeyer, do Presidente da Câmara de Vereadores Ibanez Victor de Quadros, da Secretária de Educação Griselda Blau, do Secretário de Finanças Naor Kümpel, do Presidente da ACINT Paulo Gomes da Silva, demais Secretários Municipais, membros da SMECD, representantes do comércio e empresas do Município, imprensa e membros da comunidade.

Para abrilhantar o seminário, os presentes assistiram as apresentações das alunas Ana Carolina de Moraes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes e Thamires dos Santos, do Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano, vencedoras do Concurso Municipal de Oratória, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto em todas as Escolas do Município, envolvendo em 2015 mais de 800 alunos do 8º, 9º anos e Ensino Médio. O tema desenvolvido neste ano foi “POR QUE SONHAR?”.

Educação Fiscal, um exercício de Cidadania!

Com o objetivo de promover e institucionalizar a Educação Fiscal para o pleno exercício da cidadania, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizou o 2º Seminário Municipal de Boas Práticas em Educação Fiscal, enfocando neste ano os Tributos e o Empresário de nosso Município.

A Educação Fiscal faz-se necessária para promover a conscientização da sociedade quanto a seus deveres como cidadãos e de seus direitos como indivíduos que usufruem os serviços públicos.

O Projeto de Educação Fiscal se desenvolveu nas Escolas da Rede Municipal de Ensino durante todo o ano letivo. Entre as várias ações incentivadas na Escola com o objetivo de atingir a comunidade escolar e buscando uma mudança de atitude foram: estudo do material pedagógico distribuído pela Secretaria da Fazenda, palestras nas escolas sobre educação fiscal, exposição de trabalhos, pesquisas de campo com elaboração de gráficos, elaboração de paródias e slides, produção de cartazes, dramatizações, produção de textos e histórias em quadrinhos e realização da troca de notas fiscais na Escola por cupons do Programa do Natal Étnico Premiado.

Olivo Bressiani, Delegado da Receita Estadual, enfatizando o Social do Tributo

Os trabalhos desta noite foram iniciados pelo Palestrante Olivo Bressiani, Delegado da Receita Estadual, que enfatizando o Social do Tributo, Empresa Reconhecida quando Recolhe Tributos e Principais Impostos, e por Gervásio Jorge Diel, vice-presidente do Sicredi Alto Jacuí que trouxe a temática: Gestão Financeira Empresarial.

Gervásio Jorge Diel trouxe a temática: Gestão Financeira Empresarial.

“Toda a Secretaria de Educação se esforça para trabalhar com os alunos da rede pública de ensino assuntos que irão despertar o seu interesse e auxiliar na sua formação como pessoas. Trabalhando a Educação Fiscal, estamos preparando os alunos para que sejam conscientes que seus atos refletem diretamente no seu Município e em suas vidas” comentou a Secretária Griselda Blau.

A Prefeita Teodora ressaltou a importância do projeto para conscientizar desde cedo o cidadão da importância dos tributos para a economia do Município e das empresas que nele estão. “O Seminário de Educação Fiscal é fruto de um planejamento voltado a conscientização sobre a importância dos tributos para o Município e que em seu segundo ano se consolida ainda mais diante da comunidade por estar abordando interesses de nossos empreendedores e consumidores. Todos estão de parabéns pela participação no Programa de Educação Fiscal, que certamente vem trazendo ótimos resultados, conscientizando e tirando dúvidas”, destacou.