Secretaria de Saúde apresenta mapeamento da Saúde Bucal nas escolas
Na tarde de quarta-feira (11) o Secretário Marco Costa, acompanhado da Secretária Adjunta Amélia Sebastiany, da Nutricionista Franciele Andres e da Dentista Cristina Tombine Leal esteve apresentando para a Secretária de Educação Griselda Blau e equipes diretivas da Rede Municipal de Ensino o mapeamento da Saúde Bucal nas escolas do Município.
Por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, o Projeto de Prevenção e Educação em Saúde Bucal iniciou-se no dia 16 de abril, visando abranger todos os alunos matriculados nas 10 escolas municipais, dos anos iniciais ao 5º ano do ensino fundamental, avaliando a situação da saúde bucal dos mesmos, afim de traçar estratégias para diminuir os índices de cárie, atuando também na prevenção e educação de saúde bucal, conscientizando assim os alunos sobre a importância do cuidado com a saúde oral.
“Os cuidados com a saúde bucal devem se iniciar desde cedo com as crianças. Para isso a equipe da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação realizou este trabalho que visa beneficiar estes jovens a longo prazo, incentivando hábitos saudáveis em relação aos cuidados orais” disse o Secretário Marco Costa.
O mapeamento foi divido em três fases, sendo a 1ª o Exame de CPOD (Dentes Cariados, Perdidos e Obturados) em todas as crianças da educação infantil ao 5° ano do ensino fundamental (com exceção do berçário), 2ª fase a Escovação supervisionada e/ou aplicação tópica de flúor e a 3ª fase palestras de Educação em saúde bucal.
Conforme dados apresentados foram examinadas 949 crianças de 2 a 12 anos de idade pertencentes às 10 escolas municipais.
“Foi um trabalho longo que abrangeu todas as escolas do Município para diagnosticar problemas na saúde bucal destes jovens e conscientizá-los que são necessários cuidados especiais para manter um belo sorriso. Agradecemos a todos os profissionais envolvidos neste mapeamento que certamente vai trazer benefícios a estas 949 crianças” disse a Secretária Griselda Blau.