11 de novembro de 2015 as 14:13 / Administração e Planejamento, Educação, Sem categoria

Não-Me-Toque recebe mais uma vez reconhecimento do Prêmio Gestor Público

Criado no ano de 2002, o Prêmio Gestor Público (PGP) tem por objetivo reconhecer publicamente ações desenvolvidas pela Administração Pública Municipal do Rio Grande do Sul que sejam voltadas à população dos Municípios onde estas são desenvolvidas, incentivando assim a gestão pública a adotar iniciativas inovadoras e criativas. Neste ano, 84 municípios gaúchos inscreveram 170 projetos.

Na noite de terça-feira (10), a Prefeita Teodora Lütkemeyer acompanhada pela Secretária Municipal de Assistência Social Clereci Schenkel e pela Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Griselda Blau, participaram da solenidade de entrega dos prêmios que aconteceu no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, contando com a presença de autoridades estaduais, prefeitos e vereadores do Rio Grande do Sul, convidados e imprensa. Os nomes dos municípios contemplados foram divulgados em 21 de outubro, mas somente nesta solenidade é que os projetos vencedores foram revelados.

Não-Me-Toque inscreveu na edição deste ano os Projetos: Centro de Educação Integrada (CEI) da Secretaria Municipal de Assistência Social; Oratória nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e o Projeto Conhecendo a Dinâmica Escolar também da Secretaria de Educação, que recebeu o reconhecimento.

Na quarta-feira (11), a Prefeita Teodora esteve parabenizando as equipes diretivas pela conquista

A Secretária Griselda Blau fala da satisfação em ter um projeto da área de educação contemplado com este prêmio. “O projeto Conhecendo a Dinâmica Escolar surgiu a partir da visão de uma equipe que percebeu o baixo rendimento escolar na rede pública e sentiu a necessidade de diagnosticar os problemas que causam este cenário de alguma maneira em que os alunos se sentissem acolhidos e convidados a participar na busca por uma solução. Quero parabenizar a toda equipe envolvida, aos professores e alunos, o mérito deste reconhecimento é de todos!” enfatizou a Secretária.

Conhecer a origem dos problemas para buscar a solução

Muitos estudantes do Ensino Fundamental nunca precisaram responder a pergunta: o que você vai ser quando crescer? Isso porque ninguém perguntou, ninguém se interessou por seu futuro.

A falta de perspectiva pode ser uma das causas da falta de atenção e de respeito na sala de aula, atitudes que são apontados pelos professores da Rede Municipal de Ensino como o principal problema para o baixo desempenho de alunos. Com a proposta de diagnosticar a situação dos alunos da Rede Municipal e desenvolver um projeto que ajude a melhorar o aproveitamento escolar, nasceu o projeto Conhecendo a Dinâmica Escolar!

O projeto é desenvolvido nas seis escolas de Ensino Fundamental e nas quatro de Educação Infantil da Rede Municipal. Os alunos foram convidados a responder um questionário de pesquisa que oferece opções objetivas para diversas perguntas, desde questões sobre o que conhecem sobre as drogas, se conhecem alguém que usa, se já usaram, e quais delas, entre outras perguntas. Os estudantes tiveram garantido o anonimato no questionário de respostas objetivas, o que facilitou a credibilidade do diagnóstico.

O diagnóstico também levou a equipe técnica a detectar questões de sexualidade, negligência familiar, abandono intelectual, conflitos interpessoais, dificuldades de aprendizado, falta de responsabilidade com as tarefas escolares, defasagem idade-série, infrequência e evasão.

Essas questões apontadas no diagnostico passaram a ser alvo de intervenções na sala de aula, aonde duas profissionais – psicóloga e assistente social – vêm trabalhando na mudança do comportamento através de uma percepção de realidade que o estudante não tinha até então. Alguns casos recebem atendimento individualizado para o aluno e para a família, em horário em que os responsáveis possam comparecer sem prejuízo ao seu trabalho, quando empregados. A intervenção técnica atinge também funcionários e professores, atendimento individual, em grupo ou família, visita domiciliar, encaminhamento aos demais serviços da Rede Pública.

A Prefeita Teodora ressalta que esta premiação é um incentivo e uma recompensa para todos os envolvidos no Projeto Conhecendo a Dinâmica Escolar. “Precisamos ter nossos olhares voltados para estas ações, assim, juntos estamos auxiliando na formação dos nossos jovens que são o futuro do Município, contribuindo no seu desenvolvimento cognitivo afim de formar pessoas preparadas para grandes desafios” destacou a Prefeita.