A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
09 de novembro de 2015 as 13:29 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

5 mil lâmpadas fluorescentes são coletadas durante a 9ª Expo Não-Me-Toque

No sábado (7) uma intensa movimentação chamou a atenção de quem passava em direção a 9ª Expo Não-Me-Toque. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou em frente a ACINT a campanha de coleta de lâmpadas fluorescentes, que necessitam um cuidado especial na hora do descarte devido a sua composição. Como o Município não possui um local de descarte específico e percebendo que esta ação estava sendo aguardada pela comunidade não-me-toquense, a campanha foi realizada das 10 às 16 horas e superou as expectativas dos organizadores.

Estima-se que foram recolhidas 5 mil lâmpadas

Estima-se que foram recolhidas 5 mil lâmpadas

Mais econômicas e duráveis, as lâmpadas fluorescentes têm em seu interior um componente químico muito perigoso a saúde, o mercúrio, um metal pesado e tóxico e que faz com que seu descarte necessite um pouco mais de cuidado. Além do mercúrio, as lâmpadas fluorescentes apresentam também o chumbo na composição.

Na questão ambiental, quando o mercúrio é despejado de maneira irregular em rios, por exemplo, ele passa para a atmosfera, causando prováveis chuvas contaminadas. Pode acontecer também de micro-organismos absorverem o mercúrio, tornando-o orgânico em vez de metálico. Animais aquáticos e plantas podem reter o mercúrio e assim contaminar o meio ambiente sem que exista chance de erradicação.

O Departamento de Meio Ambiente estima que foram recolhidas em torno de 5 mil lâmpadas, que serão encaminhadas a empresa Apliquim Brasil Recicle Materiais Recicláveis LTDA de Indaial – Santa Catarina, especializada na reciclagem de lâmpadas fluorescentes com descontaminação de mercúrio.

Equipe de Meio Ambiente foi parabenizada pelo empenho na realização da campanha

Equipe de Meio Ambiente foi parabenizada pelo empenho na realização da campanha

Ivan Machry, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente enfatizou a satisfação pelo sucesso desta ação. “Logo que iniciamos a coleta inúmeras pessoas já estavam realizando o descarte de suas lâmpadas antigas, que estavam sendo armazenadas a muito tempo e que só aguardavam o momento correto para descartá-las. Agradeço a equipe do Departamento de Meio Ambiente pelo esforço na realização e planejamento da campanha e também das pessoas que aderiram a ela, preservando assim o meio ambiente e a sua saúde”, disse o Secretário.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir