05 de novembro de 2015 as 09:32 / Educação, Sem categoria

Ensino Médio conhece os vencedores do Concurso Municipal de Oratória

Na noite desta quarta-feira (04), foi realizada no auditório do Instituto Girassol a final da etapa do Ensino Médio do Concurso Municipal de Oratória.

Envolvendo estudantes dos 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o Concurso deste ano iniciou em abril e o tema proposto foi “Por que Sonhar?”, com o qual os alunos desenvolveram uma pesquisa sobre a importância de se ter sonhos e metas e escreveram suas redações, com auxílio dos seus professores.

Uma capacitação de oratória foi oferecida aos participantes para ensiná-los a transformar suas redações em discurso. Após, houve a disputa das semifinais nas escolas, sendo que foram classificados 05 finalistas de todo o ensino médio, bem como duas redações destaques.

Os finalistas, que receberam um curso intensivo de oratória, disputaram nesta quarta-feira (04) a final do concurso, que além de proporcionar aprendizado, premiou o vencedor com troféu e um notebook e o segundo e terceiro colocado com troféu e 1 celular.

Alunos Finalistas

Disputam a final do Ensino Médio os seguintes alunos: Evelin Carolina Moraes de Oliveira, do Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano; Gabrielle Gasperin, do Instituto Educacional Girassol; Maísa Kummer Eilert, do Instituto Educacional Girassol; Patrick Eduardo Dörr Weber, do Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano; Thamires Schmitt dos Santos, do Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano.

Um corpo de jurados avaliou os finalistas nos seguintes quesitos: Apresentação – Maria Loraci de Arruda Estery (Professora de Língua Portuguesa) e Luis Rubin (professor aposentado), Conteúdo – Andréia Warken (Diretora da Revista Momento) e Cleudes Schenato (Professora de Língua Portuguesa), Voz – Antônio Sadi Ribas (Radialista) e Flávio Getúlio Neis (Radialista). Como Cronometrista: a Coordenadora Pedagógica da SMECD, professora Jociéli Nienov.

Vencedores do Ensino Médio

A vencedora do concurso deste ano foi a aluna Thamires Schmitt dos Santos, do Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano. Em segundo lugar a aluna Maísa Kummer Eilert, do Instituto Educacional Girassol, e terceiro lugar o aluno Patrick Eduardo Dörr Weber, do Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano.

“O projeto Oratória nas escolas vai muito além do que trabalhar a expressão, criatividade e oralidade dos nossos alunos. O concurso está em seu segundo ano consecutivo, a cada ano atingindo mais alunos e descobrindo grandes talentos não-me-toquenses. Em especial agradecemos aos professores envolvidos, a todos que abraçaram o projeto e aos alunos pelo empenho e dedicação” disse Griselda Blau, Secretária de Educação, Cultura e Desporto.

Prestigiaram o evento: Vice-Presidente da Câmara de Vereadores Valdir Alberi Kirst; Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Griselda Maria Scholze Blau; Coordenadores do Projeto: Charles Morais, Clenice Margarete Berres Berghahn e Jociéli Nienov; Presidente do COMDICA, Luciane Kissmann; Diretores das Escolas municipais, estaduais e privadas do município; secretários municipais; professores orientadores do projeto; familiares dos alunos finalistas; convidados e comunidade.