03 de novembro de 2015 as 13:55 / Educação, Sem categoria

Presidente do COMJUVE participa 3º Conferência Estadual de Juventude

O Presidente do Conselho Municipal da Juventude de Não-Me-Toque (COMJUVE – NMT) Charles Morais, esteve no sábado (30) e no domingo (01) participando como delegado municipal da 3º Conferência Estadual de Juventude, na Câmara de Vereadores em Porto Alegre.

A 3ª Conferência Estadual de Juventude é um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer para o Rio Grande do Sul e para o Brasil. É um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude.

Com o tema “As várias formas de mudar o Rio Grande do Sul e o Brasil”, a conferência teve no sábado (30) a apresentação do painel “Políticas Públicas de/para/com as Juventudes” pela Organização Internacional do Trabalho – OIT, da Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude; debate dos Grupos de Trabalho sobre os 11 eixos temáticos relacionados ao Estatuto da Juventude (Participação; Educação; Trabalho; Diversidade e Igualdade; Saúde; Cultura; Direito à Comunicação; Esporte e Lazer; Meio Ambiente; e Território e Mobilidade).

No domingo (01), aconteceu a plenária final com leitura e aprovação das propostas debatidas em grupo, eleição das propostas e dos delegados que irão defender as propostas do Rio Grande do Sul na 3º Conferência Nacional de Juventude de 16 a 20 de dezembro em Brasília. Mais de 300 jovens participaram do evento, onde foram eleitos 65 delegados para a etapa nacional.

O presidente do COMJUVE, Charles Morais foi um dos delegados eleitos na categoria Poder Público e estará participando da etapa nacional.

“Será um aprendizado e um desafio defender as propostas da juventude gaúcha e principalmente da juventude não-me-toquense, que debateu os eixos temáticos na Conferência Municipal realizada em setembro. Temos um estatuto estadual aprovado e nosso compromisso enquanto jovem é lutar para que os eixos estatutários e propostas sejam transformados em políticas públicas eficientes”, comentou Charles.