26 de outubro de 2015 as 13:12 / Saúde, Sem categoria

Campanha do Outubro Rosa chega ao fim, mas a prevenção não!

Na área de saúde, o mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa, marcado pela conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Durante todo o mês são realizados eventos que buscam alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e os riscos que a doença pode trazer.

Grupo de Voluntárias da Associação Amigos da Vida

Em Não-Me-Toque esta edição do Outubro Rosa foi marcada pela fundação da Associação Amigos da Vida que participou de todas as programações voltadas a conscientização e prevenção do Câncer de Mama no Município.

Dentro da programação do Outubro Rosa foram realizados exames preventivos com Sala de Espera Motivacional na Unidade de Saúde Central nos dias 3, 17 e 24 de outubro.  Paralelamente aos exames também aconteceu no dia 17 a 1ª Caminhada Pela Vida, que teve grande participação da comunidade.

Segundo o Secretário de Saúde Marco Costa, as ações de conscientização tiveram sucesso total devido ao número de participantes presentes, o que mostra o engajamento da população em lutar contra esta doença que afeta tantas mulheres e traz tanto sofrimento. “Todas as mulheres preocupam-se em relação a esta doença e todos os anos percebemos uma preocupação maior e o crescimento do movimento sobre a importância do autoexame e do diagnóstico precoce, pois já que infelizmente o câncer não pode ser evitado, que seja diagnosticado e tratado o quanto antes”, disse o Secretário.

Encerramento contou com a presença de 150 pessoas

Para finalizar as atividades de prevenção e combate ao Câncer, no sábado (24) a Secretaria de Saúde juntamente com a Associação Amigos da Vida promoveu um Chá de Encerramento no Restaurante Eventus, onde os 150 participantes assistiram a uma palestra sobre a Luta Contra o Câncer ministrada por Marcelo Soares, que destacou a importância da autoestima e o amor à vida. Os valores arrecadados serão revertidos para as ações de atenção as pessoas portadoras de câncer do Município.

Prestigiaram o evento a Prefeita Teodora Lütkemeyer, o Secretário de Saúde Marco Costa, a Vereadora Paula Samuel Van Schaik, a Presidente da Associação Amigos da Vida Carla Costa, demais Secretários Municipais, Vereadores, membros da Associação Amigos Pela Vida e comunidade.

Prefeita Teodora parabenizou a todos que estiveram participando das ações

Para a Prefeita Teodora, as ações realizadas são de grande importância, principalmente no que diz respeito a prevenção do câncer de mama. “Quero parabenizar a todos os envolvidos nas atividades do movimento Outubro Rosa pelo seu excelente trabalho junto a população feminina. Sabemos do sofrimento causado pelo câncer de mama e da importância do diagnóstico precoce para o tratamento. Fico feliz em saber que o Município conta com pessoas dispostas a lutar contra a doença” enfatizou a Prefeita.