26 de outubro de 2015 as 09:14 / Saúde, Sem categoria

Administração Municipal e ANDPA buscam soluções para controle populacional de Cães

Na tarde da quinta-feira (15), a Prefeita Teodora Lütkemeyer, juntamente com os Secretários Municipais Ivan Cesar Machry, Marco da Costa e Noeli Machry, servidores públicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria de Saúde recebeu em seu gabinete os membros da Associação Não-Me-Toquense de Proteção e Defesa dos Animais (ANDPA) para tratar sobre o controle populacional de cães.

A associação possui hoje 12 associados e alguns voluntários, também conta com 6 lares temporários onde os animais debilitados, filhotes e fêmeas em cio são mantidos por um tempo, até que sejam devolvidos aos responsáveis ou adotados.

Os custos de manutenção da Associação, dos cuidados com os animais recolhidos, seja medicamentos, alimentação, procedimentos são dos associados e de doações de terceiros.

Durante a reunião foi abordado sobre a realização de um pedágio, no dia 06 de novembro de 2015, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com os animais, bem como arrecadar fundos para ajudar nas campanhas e projetos da ANDPA.

Segundo a Prefeita Teodora, a Administração irá adquirir um tatuador para identificação dos animais e ceder em forma de comodato à associação, visando identificar os animais de rua e buscando alternativas de cadastros e controle populacional.

Também foi abordado sobre um estudo de parceria com o Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo para a castração de animais, mas devido ao custo apresentado ser muito alto, foi abordado a possibilidade de uma parceria com a Associação de Ibirubá, onde os custos de castração são os mais acessíveis na região.

Ficou constituída uma comissão que fará estudo para elaboração do Projeto de Lei que visa instituir a Campanha Municipal de Controle Populacional de Cães, acompanhada de ações educativas sobre a propriedade responsável, bem como a elaboração de Processo de Credenciamento de Clinicas Veterinárias para tal finalidade.