16 de outubro de 2015 as 16:37 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Não-Me-Toque recebe caminhão para combate de incêndios

Desde 2013 a Administração Municipal vem trabalhando efetivamente para que Não-Me-Toque tenha uma Corporação de Bombeiros que trabalhe no combate a sinistros. Foram muitas tratativas junto ao Governo Estadual e várias barreiras para dar andamento neste sonho de toda a comunidade, dentre eles a não cedência de efetivos por parte do Estado.

Na época, o Presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Paulo Falcão da Rosa (PP), destinou um recurso proveniente de economias do Legislativo para a compra do caminhão. Desde lá, o Poder Executivo em trabalho coletivo com a Comissão Pró-Bombeiros e o Poder Legislativo, orientados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Carazinho, iniciou estudos para encontrar alternativas de implantação de uma Corporação no Município, devido à falta de efetivos do Estado para realizar os serviços.

Autoridades, membros da Comissão Pró-Bombeiros e Bombeiros Voluntários estiveram acompanhando

A alternativa encontrada foi a fundação de uma Associação de Bombeiros Voluntários de Não-Me-Toque, que funcionará de forma autônoma, atuando no combate a sinistros. Até o momento aproximadamente 35 voluntários manifestaram interesse em compor a associação, os quais reuniram-se na última terça-feira (13) com as autoridades municipais para deliberar sobre funcionamento e elaborar estatuto da entidade, visando agilizar a fundação. Os voluntários associados juntamente com servidores municipais (motoristas) formarão o Corpo de Bombeiros Misto de Não-Me-Toque.

Caminhão Multiuso para combate a Incêndios

O caminhão multiuso foi adquirido em agosto de 2015, através de licitação no valor de R$ 242.000,00 (duzentos e quarenta e dois mil reais), sendo vencedora a empresa Augustin Veículos LTDA. O caminhão é equipado com um tanque de água, com capacidade de 8.000 litros de água e com bomba lobular auto escorvante, com vazão de 90 m³/h, pressão de 100 mca (10kg/cm²), com caixa de reversão acoplada e com sucção de 5 metros de altura, além do carretel hidráulico com mangueira de 30 metros.

Na tarde desta sexta-feira (16), a Prefeita Teodora Lütkemeyer juntamente com o Vereador Pedro Paulo Falcão da Rosa, Presidente da Câmara de Vereadores Ibanez Victor de Quadros, Comandante do Corpo de Bombeiros de Carazinho Tenente Alair Humberto Lago, Secretários Municipais, Vereadores, Brigada Militar de Não-Me-Toque e comunidade em geral, recebeu do representante da empresa Augustin as chaves do Caminhão Multiuso para combate a incêndios.

Entrega técnica foi realizada junto ao Parque da Expodireto Cotrijal

A entrega técnica foi feita junto ao Parque da Expodireto Cotrijal, onde o representante da empresa Mepel, a qual é a fabricante do tanque multiuso fez uma demonstração do funcionamento do tanque para o combate a incêndios.

Para este final de semana a Prefeita Teodora já designou um servidor municipal para ficar de plantão para atender eventuais emergências, visto que aguarda a efetiva fundação da Associação e elaboração da escala de trabalho dos voluntários. O caminhão ficará de prontidão na Secretaria de Obras até que seja designado local apropriado. Em caso de necessidade e urgência, deverá ser acionado 190 da Brigada Militar.

“Hoje é um dia muito especial para a Administração Municipal e toda a comunidade, pois depois de muito trabalho, estudos e reuniões conseguimos entregar para nossos munícipes o tão sonhado caminhão multiuso para combate de incêndios e atendimento de sinistros. Parabenizamos todos os envolvidos neste processo, em especial ao vereador Pedro Paulo pela iniciativa da economia do recurso que viabilizou esta aquisição. Vamos agora continuar empenhados para implantar a Associação de Bombeiros Voluntários o mais rápido possível”, destacou a Prefeita Teodora.

Prefeita Teodora recebeu as chaves do caminhão juntamente com o Vereador Pedro Paulo Falcão da Rosa,  do Comandante dos Bombeiros,  Ten. Lago e do Tenente Roberto da Brigada Militar de Não-Me-Toque

Prefeita Teodora recebeu as chaves do caminhão juntamente com o Vereador Pedro Paulo Falcão da Rosa, do Comandante dos Bombeiros, Ten. Lago e do Tenente Roberto da Brigada Militar de Não-Me-Toque

“Quero agradecer a Prefeita Teodora e a todos que nunca desistiram deste sonho. Foi um árduo trabalho de dois anos em busca de soluções e enfrentando barreiras, mas hoje recebemos este caminhão que com toda a certeza será de muita utilidade para o combate de sinistros. Nossa comunidade está de parabéns”, comentou o Vereador Pedro Paulo Falcão da Rosa.