02 de outubro de 2015 as 10:07 / Saúde, Sem categoria

Quem Cuida da Saúde, Vive o Melhor da Vida

Pensando na prevenção como ação norteadora do combate ao câncer, a Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque lançou na tarde desta quinta-feira (1º), as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. As duas têm o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância de ações preventivas, o cuidado com a saúde e bem como a importância dos exames regulares com médicos.

Participaram do lançamento a Prefeita Teodora Lütkemeyer, o Secretário de Saúde, Marco Costa; a Presidente da Associação Amigos da Vida, Carla Costa; o Presidente da Câmara de Vereadores, Ibanez Victor de Quadros; Vereadores, Secretários Municipais, Servidores Públicos, comunidade não-me-toquense e imprensa. O evento aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal.

Associação Amigos da Vida

O evento foi marcado pelo nascimento da Associação Amigos da Vida, uma conquista de um grupo de mulheres que tem objetivos comuns. O grupo iniciou o seu movimento acompanhando as ações da Secretaria de Saúde em parceria com o Instituto da Mama (IMAMA-RS).

Contando com a participação de 23 mulheres voluntárias, o grupo é estruturado com diretoria, assessoria jurídica, contábil e realiza encontros periodicamente para o planejamento de ações voltadas a saúde e a conscientização. O grupo está aberto a novos integrantes, sendo que estes também podem ser do sexo masculino.

O Outubro Rosa

Na área de saúde, o mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa, marcado pela conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Durante todo o mês são realizados eventos que buscam alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e os riscos que a doença pode trazer.

Em Não-Me-Toque, serão realizados exames preventivos com Sala de Espera Motivacional na Unidade de Saúde Central nos dias, 3, 17 e 24 de outubro, das 8h às 12h.

Paralelamente aos exames preventivos, no dia 17 acontece a 1ª Caminhada Pela Vida, iniciando as 15h saindo da Secretaria de Saúde, passando pelas Avenidas até a Praça Central onde será feita uma mateada.

Prefeita Teodora destacou a importância do cuidado com a saúde

Já no dia 24, às 15h acontece o encerramento do Outubro Rosa com um Chá de Encerramento no Restaurante Eventus, onde as participantes assistirão uma Palestra tratando sobre a Luta Contra o Câncer.

Novembro Azul alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera o câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

De acordo com estudos, os homens estão mais conscientes, “não tanto quanto as mulheres, que vão ao ginecologista desde adolescentes, mas a gente não vê mais tanta resistência”.

Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres.

Durante a programação do Novembro Azul, no dia 14 de novembro, das 8h às 11h acontece o Dia da Prevenção do Diabetes com encenação na Praça Central.

Do dia 16 ao dia 20, acontece a Semana de Conscientização da Saúde Masculina, com a realização de exames preventivos nas Unidades de Saúde. No dia 21 acontece a última ação do Novembro Azul com a realização de um Pedágio Informativo, alusivo à saúde masculina e cuidados, terminando com uma mateada na Praça Central.

“Destacamos que a prevenção e conscientização não deve acontecer somente durante o Outubro Rosa e Novembro Azul. Os cuidados devem acontecer o ano todo para que assim possamos diminuir ao máximo os casos de câncer e iniciar o tratamento em suas fases iniciais, o que possibilita maiores chances de cura”, enfatizou o Secretário Marco Costa.