02 de outubro de 2015 as 14:04 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Corpo de Bombeiros Misto já conta com 24 voluntários!

Uma das grandes reivindicações de toda comunidade não-me-toquense é a implantação de um Batalhão do Corpo de Bombeiros no Município, porém, como são de responsabilidade do Estado, o Município não pode assumir esta responsabilidade.

Prefeita Teodora destacou as ações já realizadas para a instalação dos Bombeiros em Não-Me-Toque

Entretanto, graças ao empenho da Administração e o espirito de cooperação mútua da comunidade, este anseio por uma equipe de bombeiros está prestes a se tornar realidade. Na quinta-feira (01), reuniram-se no auditório da Prefeitura, a Prefeita Teodora Lütkemeyer, o Presidente da Câmara de Vereadores Ibanez Victor de Quadros, o Major Bittencourt e o Tenente Lago do Corpo de Bombeiros, autoridades locais, integrantes da comissão pró-bombeiros, representantes de entidades e empresas do Município para discutir sobre a implantação de um corpo de bombeiros misto no Município, que será formando por servidores públicos municipais e voluntários da comunidade em geral.

Atualmente Não-Me-Toque é atendida pelo Batalhão de Carazinho, que atende mais 9 municípios da região. Segundo o Major Bittencourt, por se tratar de um Município com um forte setor metal mecânico, sendo sede de grandes empresas do ramo, Não-Me-Toque é uma das preocupações da Corporação. Estima-se que o tempo mínimo para deslocamento para atendimento de uma chamada realizada aqui no Município é de 30 minutos, o que é um tempo muito grande tratando-se de um incêndio.

Caminhão foi adquirido com devolução de Verbas do Mandado do Vereador Pedro Paulo Falcão da Rosa

Caminhão foi adquirido com devolução de Verbas do Mandato do Vereador Pedro Paulo Falcão da Rosa

Não-Me-Toque já fez a aquisição de um caminhão multiuso para ser usado ao combate de incêndios. O veículo foi adquirido com o valor devolvido pela Câmara de Vereadores no mandato do então presidente Pedro Paulo Falcão da Rosa (PP). O caminhão é equipado com um tanque de água, com capacidade de 8.000 litros de água e com Bomba Lobular auto escorvante, com vazão de 90 m³/h, pressão de 100 mca (10kg/cm²), com caixa de reversão acoplada e com sucção de 5 metros de altura, além do carretel hidráulico com mangueira de 30 metros.

Todos os voluntários e servidores irão receber o treinamento básico para o atendimento a ocorrências. Por se tratar de um Corpo de Bombeiros Misto, o Estado pode dar o treinamento de forma gratuita, podendo ainda designar um Bombeiro Militar para integrar o grupo.

Primeiros voluntários da Associação de Bombeiros Misto de Não-Me-Toque

Na reunião, 24 pessoas já voluntariaram-se para compor o grupo, sendo elas: Diogo Andrade, Jocemar Leandro Oliveira, Matheus Kunz Noll, Luiz Carlos Scherer, Marciano de Camargo, Wagner Pinto da Silva, Claudio Trentin, Alan Cristian dos Reis Schmitt, Muriel Gurlan Altmann, Anderson Viau, Gilmar Rodrigues, Luciana Neuls, Igor Dillenburg, Jenifer Géssica Godoy Kuhn, Paula Samuel Van Schaik, Marcelo de Moraes, Juarez Tariga, Clézio Antônio Goettems, Antoninho Baldissera, Mateus da Silva, Nelei Marcondes de Quadros Breancini, Rosa Tatiana Tschiedel, Pedro Paulo Falcão da Rosa e Nilton André Scalco.

Major Bittencourt colocou a situação dos bombeiros no RS e como a Associação deverá organizar-se

A Prefeita Teodora Lütkemeyer parabenizou estas pessoas que já se prontificaram em ser voluntários para que o Corpo de Bombeiros Misto possa ser implantado no Município. “Uma equipe de bombeiros no Município é um desejo tanto por parte da comunidade como da Administração que há anos vem gestionando com o Estado, porém sem sucesso devido as dificuldades que o mesmo vem enfrentando. Graças a boa vontade da comunidade e a parceria com o Corpo de Bombeiros de Carazinho, estaremos concretizando este sonho que sem dúvidas trará muitos benefícios e segurança ao Município, todos estão de parabéns!” enfatizou a Prefeita.

Os interessados em ser bombeiros voluntários podem se inscrever junto a Secretaria de Gabinete na Prefeitura Municipal até a próxima sexta-feira, dia 9 de outubro, durante o horário de expediente da Prefeitura Municipal.

A próxima reunião com os voluntários acontecerá dia 13/10 (terça-feira), às 19h no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.