A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
25 de setembro de 2015 as 09:51 / Desenvolvimento, Sem categoria

Apsul América supera expectativas e conta com a presença de mais de 1.200 pessoas

Realizado a cada dois anos, o Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas – Apsul América, se tornou um evento consolidado e em sua 3ª edição contou com participantes vindos de todo o Brasil e países vizinhos como Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, entre outros, para apropriar-se de conhecimentos em Agricultura de Precisão e de pesquisas comprovadas neste ramo, desde a aplicação até a atualização de softwares.

Nos dias 22 e 23 de setembro, mais de 1200 pessoas participaram das atividades do evento, entre produtores rurais, estudantes, pesquisadores, especialistas e profissionais da área de agricultura.

O segundo dia do Congresso foi marcado inicialmente com as atividades e apresentação da palestra “Manejo da Fertilidade do Solo com base na Agricultura de Precisão nos Estados Unidos”, ministrada por José Hernandez, Doutor em Ciência do Solo e Professor associado do Departamento de Solos, Água e Clima na Universidade de Minnesota (EUA).

Logo após teve a apresentação do painel “Avanços e Conquistas da Agricultura de Precisão na América do Sul”, ministrada pelo Pesquisador Sênior da Embrapa Milho e Sorgo, nas áreas de Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão, Evandro Chartuni Mantovani.

O terceiro painel da manhã foi a apresentação da palestra “Avanços e Conquistas da Agricultura de Precisão na América do Sul”, no Cenário Argentino e Paraguaio, ministrada pelo Doutor e Pós- Doutor em Ciências Agrárias, Nahuel Raúl Peralta e pelo Engenheiro Agrônomo, Paulo Alba.

O quarto painel abordou “Sensores para a avaliação de nutrientes no solo em tempo real e para a definição das Zonas de Manejo”, com o fundador da empresa Veris Technologies, Eric Lund.

Com relato de experiências em agricultura de precisão, o quinto painel com o tema “Desvendando os caminhos da alta produtividade na visão dos produtores campeões” contou com a participação dos produtores rurais Rogério Pacheco da cidade de Carazinho, Francisco Souilljee da cidade de Não-Me-Toque e Paulo Alberto Van Lieshout, produtor rural da cidade de Santo Antônio do Planalto e Almirante Tamandaré do Sul.

E para abordar “Os desafios da prestação de serviço em Agricultura de Precisão”, foi compartilhado experiências por Leonardo Kerber, Mestrando em Agricultura de Precisão pela UFSM e Coordenador do Programa Ciclus da Cotrijal; Sr. Claudiney Francisco Turmina – Engenheiro Agrônomo e Coordenador Agrícola da Cooperalfa e Sr. Pedro Magalhães – Presidente da Associação Brasileira dos Prestadores de Serviço da Agricultura de Precisão.

O evento foi encerrado com a apresentação do painel “Monitoramento de doenças em tempo real”, ministrada pelo professor e pesquisador da Universidade de Passo Fundo, Willingthon Pavan.

Para a Secretária de Desenvolvimento Margarete Lauxen, uma das organizadoras deste Congresso, o evento foi muito positivo. “A realização do 3º Apsul América foi novamente um sucesso. O objetivo de compartilhar conhecimentos, aprofundar aprendizado, difundir e incentivar a prática da agricultura de precisão para todos foi atingido. Tivemos mais de 70 trabalhos científicos apresentados, diversos painéis e debates e a participação de comitivas de diversos países e estados.”

 DSC00005 DSC00020 DSC00024


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir