23 de setembro de 2015 as 09:11 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Mais um passo em prol das Agroindústrias Familiares

Expandir as fronteiras de comercialização e agregar mais renda às agroindústrias familiares são consequências da adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que vem sendo cada vez mais almejado pelos serviços de inspeção (SI). Não-Me-Toque, que já solicitou a adesão ao sistema, tendo recebido auditoria prévia, e vem aperfeiçoando o serviço para futuramente receber auditoria de equivalência.

Hoje as agroindústrias que possuem registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), só podem comercializar no âmbito municipal, muitas vezes não tendo como expandir a produção. Já com o selo SISBI o comércio pode ser em todo território nacional e, além disso, possibilita que os serviços de inspeção (Municipal, Estadual e Federal) sejam integrados e harmônicos, agindo e inspecionando da mesma forma nos diferentes estabelecimentos registrados, garantindo a qualidade e inocuidade dos produtos de forma igualitária.

Equipe do SIM com a equipe do SEBRAE

Pensando nisso, a equipe do SIM/NMT esteve durante a semana passada, do dia 14 ao dia 18 de setembro, junto à equipe do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e demais SI em Passo Fundo para serem orientados sobre o Sistema e programar ações que serão auditadas quando o serviço municipal requerer a equivalência ao MAPA. A oficina foi ministrada por técnicos do Ministério, os Médicos Veterinários Fernando Fagundes Fernandes e Ronaldo Gil e pela Administradora de Empresas/DIPOA Maria Teresa Pinto Ramos.

Dentre os assuntos foram trabalhados procedimentos de inspeção, organização administrativa dos SIM’s, requisitos para adesão, case de sucesso de outros municípios e a construção de planilhas e programas de trabalho.

A equipe do SIM de Não-Me-Toque, formada pelo Médico veterinário Rogério B. Kissmann e a Técnica em Agropecuária Cristina Napp avaliaram a oficina como uma ótima oportunidade para atualizar os conhecimentos sobre o processo de adesão ao Sistema e as alterações recentes da legislação, além da possibilidade de trocar experiências com outras equipes de Serviços de Inspeção.

A equipe do SIM de NMT acredita que a obtenção do selo trará muitos benefícios para o município e, principalmente, para os agricultores familiares que poderão potencializar os investimentos feitos nas propriedades e ampliar a comercialização dos produtos coloniais da região para outros municípios.

Equipe de construção do programa de trabalho com Ronaldo Gil-SFA-RJ (3º da esq-dir)

O evento que ocorreu na UPF também permitiu o encontro com coordenadores da CEPA-UPF (Centro de Pesquisa de Alimentos) que teve como objetivo verificar a possibilidade de um termo de cooperação entre o laboratório e o Serviço de Inspeção Municipal, requisito básico para adesão ao SISBI, pois os produtos fabricados pelas agroindústrias registradas no SIM de Não-Me-Toque, periodicamente serão analisados em laboratórios oficiais para terem a qualidade comprovada através de exames.

Ainda, na tarde de sexta-feira a equipe do SIM, esteve na sede do SEBRAE Planalto para estreitar o diálogo frente ao Programa Metrologia do SEBRAETEC, que possibilita que micro e pequenas empresas, dentre elas, as agroindústrias, acessem, a menor custo os serviços de análises de produtos e matérias primas nos diversos laboratórios reconhecidos e credenciados pela rede metrológica do Rio Grande do Sul. Após o cadastramento das agroindústrias nesse programa as mesmas terão os custos das análises subsidiados em 80% sendo a contrapartida do produtor de apenas 20%. O valor total destinado aos serviços por agroindústria é de R$ 3.500,00/ano.