A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
23 de setembro de 2015 as 11:48 / Desenvolvimento, Sem categoria

Apsul América reúne especialistas para debater os caminhos da alta produtividade

Com a presença de comitivas do Paraguai, Bolívia e Colômbia, a tarde do primeiro dia do 3º Apsul – Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas foi marcada por painéis e palestras de especialistas.

A programação da tarde iniciou com a apresentação do painel “Fertilização de insumos a taxa variada no meio oeste Americano”, ministrado por Jose Hernandez, doutor em ciência do solo e professor associado do Departamento de Solos, Água e Clima na Universidade de Minnesota (EUA).

Também foi apresentado pela empresa Monsanto o tema “Precision Planting”, pelo diretor internacional de negócios José Carlos Carramate, destacando que o objetivo da empresa é chegar ao Brasil para intensificar de maneira sustentável a tomada de decisões envolvidas no processo de produção agrícola.

E o painel mais esperado do primeiro dia: “Desvendando os caminhos da alta produtividade na visão dos especialistas”, que teve como moderador o engenheiro agrônomo Fernando Martins da Cotrijal, contou com a participação de Eduardo Souza -doutor em engenharia mecânica, Dirceu Gassen – engenheiro agrônomo e mestre em agronomia, Elemar Floss – engenheiro agrônomo, escritor e doutor em agronomia e Antônio Luis Santi – doutor em ciência do solo e coordenador do laboratório de agricultura de precisão do sul.

O painel  ressaltou que somente uma boa tecnologia não é suficiente é preciso trabalhar com a tecnologia alinhada as demais práticas de manejo, desde manter o solo coberto, ter uma boa estrutura física, química e biológica, o que irá disponibilizar mais nutrientes e permitir um melhor desenvolvimento do sistema radicular, uma vez que para produzir mais é preciso a absorção de mais nutrientes em menos tempo.

Os especialistas também salientaram que a produtividade da região norte dobrou e em algumas lavouras quase triplicou, sinal que houve avanços, resultados de uma soma de fatores desde a escolha de melhores cultivares, fazendo uma calage eficiente, adubação, semeadura direta, eficiência, controle de pragas e os próprios avanços dos transgênicos, trabalhando em conjunto com a agricultura de precisão.

Conforme o mestre em agronomia Elemar Floss “A alta produtividade depende mais de 50 fatores, somente a máquina não é suficiente, é preciso unir fatores que vão desde o uso de sementes com vigor, não apenas com poder germinativo, profundidade de plantio de no máximo 5cm e na época adequada e também fazer uma adubação racional”.

O primeiro dia do 3º Apsul América garantiu diversas trocas de experiências e oportunizou a expansão de conhecimentos, superando expectativas dos participantes.

APSUL2015_0375 APSUL2015_0400


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir