22 de setembro de 2015 as 15:31 / Desenvolvimento, Sem categoria

3º Apsul América palco de inovação em tecnologia na Agricultura de Precisão

Com mais de 700 pessoas presentes, o 3º Apsul América, é palco de importantes debates, apresentações, estudos científicos  em tudo que há de inovação em tecnologia e aplicabilidade na Agricultura de Precisão.

Durante a  abertura  realizada na manhã desta terça-feira (22), no parque da Expodireto Cotrijal aconteceu a apresentação de dois painéis transmitidos ao vivo pelo Canal Rural, mediados pelo apresentador João Batista Olivi onde foi abordado o tema: “Os desafios para tornar o Agronegócio mais competitivo em um cenário de crise econômico” e “Agricultura de Precisão – Avanços, conquistas e desafios futuros”, onde participaram como debatedores personalidades de renome ligadas ao setor do agronegócio,  tais como: Carlos Rivaci Sperotto, Nei César Mânica, Luiz Carlos Heinze, Rodrigo Rizzo e Antônio da Luz.

Concomitante às palestras e painéis, no parque da expodireto também contamos com o stand da empresa Stara e do Sistema Farsul onde estão sendo expostas máquinas agrícolas que são utilizadas como ferramenta para a Agricultura de Precisão além de resultados positivos no ramo e programas ofertados pela Farsul. A exposição e apresentação de mais de 70 trabalhos científicos de acadêmicos da área de agricultura de diferentes universidades.  Durante a apresentação dos painéis foi ressaltado que deve se ter mais eficiência dos Governos tanto na esfera Estadual como Federal para garantir mecanizamos que auxiliem uma maior produtividade na agricultura e na competividade do grão.

O Presidente do Sistema Farsul, Carlos Rivaci Sperotto ressaltou “Precisamos mais investimentos nos armazéns junto às cooperativas para garantir mais estrutura ao agricultor na sua safra. É necessário mais agilidade e dinamismo no Porto Riograndense, que está atualmente recebendo investimentos e que traz mais desempenho na comercialização e maior volume de exportação de soja, agregando valor ao grão “

Pontos em destaques nos painéis foram que ainda é preciso quebrar o paradigma que a AP é somente para grandes produtores. A importância da constante qualificação técnica dos profissionais que trabalham com estas tecnologias, maior incentivo na produção nacional de equipamentos e maquinários para que os valores destes permitam a aquisição e a compatibilidade com a realidade das lavouras brasileiras.

Ressaltado também, como um dos melhores resultados da AP, é que a mesma está fazendo com que o jovem volte ao campo e trabalhe com agricultura, dando continuidade ao empreendimento familiar e aumento da produtividade.

DSC00004 DSC00006 DSC00016