15 de setembro de 2015 as 09:25 / Gabinete, Sem categoria

Não-Me-Toque irá aderir à paralisação da FAMURS

Em meio à crise financeira que atinge os municípios gaúchos, a Famurs promoverá uma mobilização estadual no dia 25 de setembro, sexta-feira. A entidade orientou os prefeitos a paralisar os serviços das prefeituras, reunir os funcionários, conceder entrevistas para a imprensa, realizar manifestações com cartazes e faixas e distribuir panfletos para conscientizar a população sobre a falta de recursos dos municípios.

A mobilização foi batizada de “Movimento do bolo”, em alusão à pequena fatia destinada às prefeituras na divisão do bolo tributário. Atualmente, 82% das verbas são divididas entre os Estados (25%) e a União (57%). Apenas 18% dos recursos ficam nos cofres municipais.

“Queremos um grande movimento para buscar uma melhor distribuição dos recursos. De R$ 100 produzidos nos municípios, apenas R$18 retornam para os cofres das prefeituras. Precisamos de um novo pacto federativo”, afirma o presidente da Famurs e prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador.

O Movimento objetiva chamar a atenção de todos os gaúchos e do Brasil, da Situação de Crise Financeira que passam nossos municípios e irá pautar:

1-Crise Financeira dos Municípios

2- Divisão do Bolo Tributário

3-Recursos para a Saúde

4-Recursos Transporte Escolar

5-Fechamento de Contas das Prefeituras

A Prefeita Teodora Lütkemeyer juntamente com os Secretários Municipais decidiu que na sexta-feira dia (25) em Não-Me-Toque a paralisação dos serviços serão somente pelo turno da tarde, durante a manhã o funcionamento será normal.

Fonte: FAMURS