Trevo do acesso norte precisa de novo traçado
Na quarta-feira (9), a prefeita Teodora Lütkemeyer recebeu em seu gabinete a dirigente de equipe de projetos do Daer, Carla Castilhos, e a engenheira Luciana Cavalcante, especialistas em rodovias, para tratar sobre as alterações nos trevos da ERS-142. Participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores Ibanez de Quadros, a vereadora Paula van Schaik, os integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Helaine Zart, Lizelote Batistella e Jeovani Pagliarini, o empresário Airton Roos e o engenheiro da Prefeitura, Claiton Klein. O assunto foi tema de reunião do CDES e também da Câmara de Vereadores, especialmente porque há um clamor popular para conter os riscos de acidentes.
As especialistas do Daer que visitaram todos os acessos da cidade antes de chegar para a audiência, as 14h, explicaram que as reivindicações para alteração e sinalização do trevo de acesso norte da cidade, saída para Carazinho, não podem ser feitas, porque o trevo está fora das normas técnicas.
– Não será possível reformular o trevo mantendo a estrutura atual, nem mexer na sinalização com colocação de quebra molas, lombada ou placas – informou Teodora.
Uma das questões discutidas na reunião foi a responsabilidade sobre a obra.
– Qualquer intervenção para acesso na rodovia é de responsabilidade do empreendedor e o projeto precisa atender as normas do Daer, antes de ser executado – afirmou Cláudia Castilhos.
O Daer avalia o traçado, as medidas, a visibilidade o volume do tráfego para aprovar, além de outras questões.
A prefeita ainda tratou do projeto de alteração do trevo do entroncamento da RS 142 com a Rua Erides de Freitas (balança da Cotrijal), sobre protocolo de estudo para viabilidade da reformulação da RS 142 para aumentar sua capacidade de tráfego.
Depois de muita conversa, foram definidas duas iniciativas para realizar as mudanças. Incialmente será realizada uma reunião com empresas e proprietários de áreas em torno do trevo para elaborar um novo projeto, segundo critérios técnicos do Daer. Enquanto o projeto é elaborado, será apresentada uma alternativa temporária para amenizar a incidência de acidentes de trânsito no local.
– Vamos solicitar um reforço na sinalização viária, pois o trevo tem muitos pontos de conflito, especialmente na área de sinalização – ressaltou a prefeita.
Teodora defendeu que o município tem empresas de grande porte e precisa ter acessos adequados para este fluxo de veículos, tanto de passeio como de cargas, capaz de proporcionar a logística necessária e a segurança adequada aos motoristas e passageiros.
Texto: Jornal Afolha.