10 de setembro de 2015 as 10:07 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Administração de Não-Me-Toque quer apoiar formação de Bombeiros Voluntários

Na tarde de terça-feira (08), a Prefeita Teodora recebeu membros da comissão pró-bombeiros para juntos discutir sobre a funcionalidade do caminhão multiuso adquirido pela Administração e que será utilizado para atendimentos a sinistros.

Participaram da reunião o Presidente da Câmara de Vereadores Ibanez Victor de Quadros e alguns membros do Comissão Pró-bombeiros, o Vereador Pedro Paulo Falcão da Rosa representando o Poder Legilativo, o 3º Sgt. Claudio dos Santos representando a Polícia Militar, a Secretária Adjunta de Gabinete Katiusca de Oliveira, a Procuradora Jurídica Elen Heberle e o Fiscal Luiz Kuhn representando o Poder Executivo e Ernélio Kruger representando o Rotary Clube.

Criada em 2013, a Comissão Pró-Bombeiros tinha como objetivo deliberar acerca da instalação de um batalhão de bombeiros em Não-Me-Toque, uma reivindicação antiga da comunidade. Em razão da urgência de um caminhão que trabalhe no combate a incêndio e a falta de resposta do Governo do Estado, a Administração realizou no dia 27 de agosto a aquisição de um caminhão multiuso que será utilizado para o combate a incêndios.

O veículo foi adquirido com o valor devolvido pela Câmara de Vereadores no mandato do então presidente Pedro Paulo Falcão da Rosa (PP). O caminhão é equipado com um tanque de água, com capacidade de 8.000 litros de água e com Bomba Lobular auto escorvante, com vazão de 90 m³/h, pressão de 100 mca (10kg/cm²), com caixa de reversão acoplada e com sucção de 5 metros de altura, além do carretel hidráulico com mangueira de 30 metros.

Os batalhões do corpo de bombeiros são de responsabilidade do Estado, portanto o Município não pode assumir a responsabilidade da implantação da corporação, porém existe a possibilidade da criação uma Associação de Bombeiros Voluntários. A criação deste grupo de voluntários deve partir da sociedade civil, podendo então a Administração prestar auxílio.

No dia 29 de setembro de 2015, as 13h30min, uma nova reunião será realizada com a Comissão Pró Bombeiros quando serão convidadas empresas, CIPA’s, representantes de entidades, membros do Corpo de Bombeiros de Carazinho para discutir a viabilidade da implantação do grupo de voluntários em Não-Me-Toque.