09 de setembro de 2015 as 09:05 / Educação, Sem categoria

1º Conferência Municipal da Juventude debate “Políticas Públicas para o Jovem”

Na sexta-feira (04), mais de 200 jovens participaram da 1º Conferência Municipal da Juventude realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto através do Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE), no pavilhão de esportes da Comunidade Evangélica.

A Conferência teve como objetivo promover ampla reflexão sobre a garantia do processo democrático, pela representatividade dos segmentos sociais dentro de uma visão ampla e sistêmica das questões relacionadas à juventude, e visou contribuir para a construção e o fortalecimento das políticas de juventude do Município. Desse modo, a participação do jovem é fundamental, pois tudo que se pretende realizar deverá ser fruto da participação popular e de jovens para garantir seu espaço na sociedade.

O evento contou com o apoio de empresas locais na cedência de pastinhas e canetas: Stara/SA, E. Orlando Roos, Sicredi, Cotrijal e Jan S/A.

Para valorizar a expressão do jovem, a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes, Ana Caroline de Moraes, 2º colocada no Concurso Municipal de Oratória em 2014, apresentou o discurso “O que quer o Jovem?”, que lhe consagrou vice campeã do concurso.

Os presentes interagiram através de perguntas na palestra do Mestre em Ciência Política e Deputado Estadual Marcel van Hattem, que teve como tema “As várias formas de mudar o Rio Grande do Sul e o Brasil: Protagonismo e Garantia de Direitos”.

Em sua fala, Marcel destacou a importância da participação do jovem na política e como isto pode resultar em melhorias nas políticas públicas e no desenvolvimento de boas ideias. Também fez um aparado geral sobre a situação política do Brasil e do Rio Grande do Sul e no que o jovem pode colaborar.

DSC00051

Após a palestra os jovens foram divididos em grupos que trabalharam as 11 secções do Estatuto Nacional da Juventude, onde cada grupo elencou prioridades para serem atendidas nos níveis Municipal, Estadual e Nacional. As propostas serão encaminhadas para a Coordenadoria Estadual da Juventude para serem defendidas na 3º Conferencia Estadual da Juventude. O COMJUVE também fez o lançamento de uma pesquisa de opinião voltada para conhecer o perfil do jovem de Não-Me-Toque e suas prioridades, a qual servirá de base para formulação do Plano Municipal da Juventude.

A Secretária de Educação, Cultura e Desporto Griselda Blau, destacou que a Administração Municipal acredita nos jovens e nas boas ideias e apoia estas ações. “Procuramos dar todo o auxílio possível para que o COMJUVE desenvolva um bom trabalho, pois acreditamos que os jovens precisam de momentos como este para expressar suas ideias e opiniões”, comentou.

DSC00039

“A nossa I Conferência foi um sucesso. O COMJUVE visa atender os anseios do jovem e os conselheiros estão trabalhando para isto. Já estamos desenvolvendo algumas atividades em benefício da juventude, como a realização do Show de Talentos de Não-Me-Toque, a confecção da Carteira do Estudante para garantir o direito à meia entrada e a pesquisa de opinião, bem como queremos elaborar o Plano Municipal da Juventude assim que possível”, destacou o Presidente do COMJUVE, Charles Morais.

O evento contou com a presença da Coordenadora da Sala dos Conselhos, Luciane Kissmann; a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Griselda Blau, que também representou a Prefeita Municipal; o Presidente da Câmara de Vereadores, Ibanez Victor de Quadros; secretários municipais; vereadores; professores, alunos e comunidade.

DSC00046