A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
08 de setembro de 2015 as 09:35 / Desenvolvimento, Sem categoria

Movimento incentiva a compra de pequenos negócios para fortalecer a economia

Iniciativa liderada pelo SEBRAE estimula a população a concentrar o consumo no dia 5 de Outubro em micro e pequenas empresas

Porto Alegre – Em uma iniciativa inédita, foi lançado em todo o País um movimento para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas (MPEs). A ação é liderada pelo SEBRAE e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia. No Rio Grande do Sul elas somam 1,2 milhão de empresas que geram 66% dos postos de trabalho e têm participação de 33% no Produto Interno Bruto (PIB).

“Há 42 anos, o SEBRAE prepara o empreendedor para melhorar a gestão das empresas, para que elas se tornem mais eficientes e atendam melhor os consumidores. Agora é a primeira vez que fazemos um movimento para a sociedade, para que as pessoas percebam que, ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, destaca o presidente nacional do SEBRAE, Luiz Barretto. As micro e pequenas empresas são mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondem por 27% do PIB no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas.

Para o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, ao escolher comprar do pequeno negócio, os consumidores estão fazendo a sua parte na geração do desenvolvimento local. “Mais fortalecidas, as empresas podem inovar, elevar seu desempenho, diversificar a oferta de produtos e serviços e atender melhor o cliente”, destaca.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio estabeleceu o dia 5 de Outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. A ação inclui um hotsite (www.compredopequeno.com.br) que enumera cinco razões para comprar dessas empresas:

1 – É perto da sua casa

2 – É responsável por 52% dos empregos formais

3 – O dinheiro fica no seu bairro

4 – O pequeno negócio desenvolve a comunidade

5 – Comprar do pequeno negócio é um ato transformador

No hotsite, os empreendedores também poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho.

O SEBRAE e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o Brasil, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de Outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo.

Para incentivar a participação no Movimento Compre do Pequeno Negócio haverá campanhas na mídia, nas redes sociais e a distribuição de kits gratuitos para que as pequenas empresas sejam facilmente identificadas pelos consumidores. “A expectativa é que o 5 de Outubro se torne uma data em que as pessoas preferencialmente comprem das micro e pequenas empresas e, assim, colaborem com o crescimento da economia brasileira”, acrescenta Luiz Barretto.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio no RS está programando uma série de capacitações com foco no empreendedor, especialmente na semana entre 21 e 26 de setembro:

21 a 26 de setembro:

– Estandes de Atendimento em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo, Rio Grande e Uruguaiana.

– Palestras, oficinas e cursos do SEBRAE/RS com 50% de subsídio.

Fonte:

Assessoria de Imprensa do SEBRAE/RS:


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir