01 de setembro de 2015 as 17:06 / Educação, Sem categoria

Desfile Farroupilha com cavalos em Não-Me-Toque

Organizadores divulgam programação e cobrança do exame negativo de mormo nos animais que pretendem participar no desfile no dia 20

O 20 de Setembro vai ser comemorado integralmente em Não-Me-Toque. O CTG Galpão Amigo, junto com a Secretaria Municipal da Educação e Brigada Militar, com apoio do Governo Municipal, definiu a programação completa dos Festejos Farroupilhas que abrem oficialmente no dia 12 de setembro, às 18h e prosseguem até o dia 20, com desfile temático e de cavalos.

– Eventos importantes com o Freio de Ouro não deixaram de acontecer por causa do aparecimento de um caso confirmado da doença mormo no Estado e nós também vamos realizar o Desfile Farroupilha com Cavalos – anunciou o patrão do CTG Clézio Goettems.

Para possibilitar a participação dos animais o CTG organizou um mutirão para o exame e vai exigir dos participantes o comprovante negativo da doença, além da GTA, que é exigida pela Inspetoria veterinária.

A expectativa é de realização de um grande desfile e de intensa participação em todas as atividades. Os cartões para os jantares típicos – churrasco, costelão e matambre – já estão à venda. Dependendo das condições climáticas, o costelão será preparado ao estilo campeiro, com fogo de chão, em frente ao CTG.

Abertura

A abertura dos festejos Farroupilha de Não-Me-Toque ocorre no dia 12, com acendimento da chama e homenagem póstuma a Arlindo James de Quadros, no Cemitério Católico de Linha Gramado, às 15h. A chama será conduzida em cavalgada até a cidade e na sede do Galpão Amigo, às 18h ocorre a abertura oficial dos festejos.

Culto Crioulo

Celebrado com o texto original escrito pelo padre Paulo Murab Aripe (11/6/1936 – 10/5/2008), conhecido por Padre Potrilho, com o linguajar típico dos pampas, Jesus Cristo é chamado “O Divino Tropeiro” e Nossa Senhora de “Primeira Prenda Celeste”. Deus é chamado de “Pai Celeste” e o Espírito Santo de “Divino Candeeiro”, a Missa Crioula é uma celebração autorizada pelo Vaticano. Para ser reconhecida, o Padre Aripe contou com a colaboração do Padre Amadeo Canellas, personalidade homenageada pelos Festejos Farroupilhas do Estado.

A celebração é uma tradição em Não-Me-Toque e será celebrada no sábado, dia 12, aberta ao público, na sede do CTG, às 19h30.

Jantares típicos

Dia 12, sábado, 20h30, churrasco. R$ 30,00

Dia 15, terça-feira, 20h, Costelão e baile show com o conjunto Alma Gaudéria. R$ 30,00

Dia 18, sexta-feira, 20h, Matambre e apresentação da Invernada Os Galponeiros. R$ 30,00

Dia 20, 12h, domingo, churrasco. R$ 45,00 (espeto de carne)

Café de Chaleira

De 14 a 19 de setembro é servido Café de Chaleira no Galpão do CTG na Praça Dr. Otto Schmiedt, seguido de solenidade com hasteamento das bandeiras e apresentações artísticas.

Oiga Lhe Tchê

No dia 16, quarta-feira, na sede do Galpão Amigo, a Patronagem e as Invernadas desenvolvem oficinas de dança, chimarrão, jogos e brincadeira para estudantes do 5º ano das escolas de Não-Me-Toque.

Desfile

Dia 20 de setembro, na Av. Dr. Waldomiro Gaeff. Além dos cavalos tem o desfile temático que vai trazer carros alegóricos abordando o Campeirismo Gaúcho. Participam escolas, empresas e entidades.

Texto: Jornal Afolha