25 de agosto de 2015 as 09:42 / Gabinete, Sem categoria

Prefeita participa do Seminário das Frencoops

A Ocergs realizou na última sexta-feira, dia 21 de agosto, no Mundo Cooperativo Gaúcho, espaço do Sistema Ocergs-Sescoop/RS no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, a terceira etapa do Seminário das Frencoops Municipais 2015, que tem como objetivo mobilizar vereadores para a criação de frentes municipais de apoio ao cooperativismo.

Abriram o seminário o presidente Vergilio Perius, o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, a Prefeita, Teodora Lütkemeyer, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Ibanez de Quadros e o secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto. A União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs) foi representada pelo Vereador Valdir Kirst.

A temática das Frencoops foi apresentada em palestras do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que apresentou também números que reforçam a importância socioeconômica do cooperativismo gaúcho. O coordenador jurídico da Ocergs, Tiago Machado, prosseguiu com a questão jurídica da formação das frentes e o Secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, apresentou os eixos de atuação da secretaria e o programa de apoio e desenvolvimento dos 13 ramos do cooperativismo. “Os vereadores e as Câmaras devem estar engajados e integrados com as prefeituras, porque as cooperativas são uma importante alternativa para muitas ações”, disse Minetto.

Após, os vereadores conheceram o trabalho das cooperativas da região, que apresentaram seus cases através do presidente da Cotrijal, Nei Mânica; do vice-presidente da Coprel, Elso Scariot; da assessora de comunicação do Sicredi Alto Jacuí, Ane Müller Dalla Canal e do presidente da Redeagro, Gelso Mânica.

Cerca de 30 vereadores dos municípios de Lagoa dos Três Cantos, Colorado, São João da Urtiga, Saldanha Marinho, Ibirubá, Victor Graeff, Chapada, Santo Antônio do Planalto, Não-Me-Toque, Tapera, Santiago, Carazinho, Camargo, Getúlio Vargas, Marau, Nicolau Vergueiro, Giruá e Sananduva.

Em 2015, além de Não-Me-Toque, Santa Rosa e Farroupilha já receberam o evento. São Sepé e Porto Alegre serão os próximos. Os eventos contam com o apoio da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs).

2015_08_21_130_interna

Texto e foto: Assessoria de imprensa Sescoop.