14 de agosto de 2015 as 08:44 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Prefeita busca implantação das ações do Plano de Saneamento

Nesta quarta-feira (12), a Prefeita Teodora Lütkemeyer reuniu-se na sala de reuniões da Prefeitura com a comissão designada para realizar o planejamento das ações do Plano Municipal de Saneamento Básico, composta pelos Secretários Ivan César Machry e João Carlos Loeff e pelos servidores Elisa Valduga, Elen Heberle, Luciara Becker, Sílvio Kuhn, Cássio Henrique Crestani, Roberto Barboza, Adriana Nedel e Eliane Johann.

A reunião teve por objetivo continuar a discussão a respeito das metas do Plano de Saneamento Básico do Município (PMSB). Na oportunidade a Prefeita iniciou a leitura das ações do Plano, verificando o seu cumprimento e delegando funções para cada setor responsável.

O Plano de Saneamento trata do abastecimento de água, dos resíduos sólidos, esgotamento sanitário e drenagem pluvial. Para esse plano foi realizado um estudo da situação do Município em relação a esses aspectos e também foram definidas ações e metas para melhorar a situação do saneamento básico.

Sabe-se que em geral há uma carência de infraestrutura relacionada ao saneamento básico e a partir da Lei Federal 11.445/2007, todos os municípios são obrigados a ter Plano de Saneamento, bem como os Estados e o Governo Federal. Assim, o Município demonstra estar se adequando em relação à Lei, em benefício de todos os cidadãos não-me-toquenses.

Para continuar os trabalhos a comissão irá se reunir novamente no dia 21 de agosto com a Diretoria Geral da CORSAN, a fim de tratar sobre os investimentos da CORSAN para implantação de sistema coletivo de tratamento de esgoto no município.

“A elaboração do Plano de Saneamento foi um trabalho muito moroso, nosso objetivo é revisar as ações planejadas e rever as responsabilidades de seu cumprimento tanto a nível Municipal como Estadual para sua real implantação”, comentou a Prefeita Teodora.