05 de agosto de 2015 as 15:25 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Sustentabilidade Ambiental, um benefício direto para o cidadão

A Administração de Não-Me-Toque, visando fomentar ações relacionadas à sustentabilidade ambiental e a preservação do meio ambiente, vem desenvolvendo um Projeto de Lei voltado ao tema, que beneficiará tanto o cidadão, quanto o ambiente.

Para tratar sobre o funcionamento do Projeto e seus principais pontos, reuniram-se na tarde de terça-feira (4), a Prefeita Teodora Lütkemeyer, a Secretária de Administração Noeli Machry, o Secretário de Finanças Naor Kümpel, a Secretária de Assistência Social Clereci Schenkel, a Secretária Adjunta de Administração Silvia Wasmuth, a Engenheira Luciara Becker, o Engenheiro Florestal Cassio Crestani, a Agente Ambiental Elisa Valduga, a Procuradora Jurídica Elen Heberle, a Agente de Controle Interno Daniela Cardoso e o Fiscal Luiz Kuhn.

O Projeto

O projeto visa tornar a cidade mais limpa, evitar o acúmulo de lixo, proteger o meio ambiente, além de incentivar a coleta seletiva de materiais, a logística reversa de resíduos tóxicos, a separação do lixo, a reciclagem de óleo de cozinha, a adoção de projetos de reutilização de água da chuva nas residências, dentre outras ações.

Atualmente existem diversos pontos de coletas de resíduos, como óleo de cozinha, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, agrotóxicos e assim a intenção da Administração é incentivar essa prática pelo cidadão, concedendo benefícios, como a possibilidade de concorrer a prêmios.

A partir dessa reunião foi formada uma comissão de estudos para elaboração do Projeto de Lei e discussão das propostas mais adequadas à realidade do Município. Na oportunidade também foi formada outra comissão que irá trabalhar na operacionalização na central de triagem de resíduos da construção civil de Não-Me-Toque.

A proposta da Administração é transformar futuramente esse local também em ponto de coleta de sofás, colchões e outros entulhos. Entretanto, isso dependerá de análise de viabilidade técnica, licenciamento ambiental e aporte de recursos.