23 de julho de 2015 as 10:09 / Educação, Sem categoria

Equipes Diretivas participam de Capacitação sobre Gestão e Qualidade Educacional

Durante toda esta terça-feira (20) e pela quarta-feira (21) durante a manhã, as equipes diretivas da Rede Municipal de Ensino participaram de uma qualificação de 12 horas, com enfoque em Gestão e Qualidade Educacional, ministrada pela professora mestra em educação, Claudia Maria Costa Nunes, no auditório da Prefeitura.

Durante a formação, a mestra salientou que a escola é uma organização complexa que pode ser pensada, em parte, pelos mesmos requisitos de outras, inclusive privadas, mas que se assemelha mais às organizações que não têm fins lucrativos e às governamentais.

Destacou também que nos dias atuais o papel do Diretor Escolar não é somente organizar festas e mandar recados nas agendas de alunos, mas sim ser um gestor, que precisa diariamente demonstrar critérios de eficiência, eficácia e efetividade em todas as ações que conduz, sem prejuízo para seus fins.

A complexidade da organização escolar afeta o seu principal gestor, o diretor. Ele tem de aliar quatro tipos de competências: conhecimentos específicos à educação; o relacionamento interpessoal com a comunidade interna, em especial com os professores e alunos; a capacidade de ganhar confiança e atrair a comunidade externa, principalmente os pais; e habilidades em gestão.

Os integrantes das equipes diretivas realizaram trabalhos em grupos, onde puderam avaliar o que pode ser melhorado em seus ambientes, além de trocar experiências e compartilhar bons exemplos.

“O gestor escolar, tem atualmente um papel muito importante, já que além de cuidar da parte administrativa, ele precisa saber lidar com recursos, financeiros e humanos, visto que auxiliar nos problemas dos alunos e famílias também é sua função”, comentou Griselda Blau, Secretária Municipal de Educação.