17 de julho de 2015 as 16:44 / Educação, Sem categoria

Concluído o Treinamento de Dicção e Oratória nas Escolas

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, desenvolveu desde o mês de junho uma série de Treinamentos de Dicção e Oratória para os alunos participantes do Concurso Municipal de Oratória, que é viabilizado por recursos financeiros destinados pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

O Concurso Municipal de Oratória estimula a pesquisa, a leitura, a escrita e a expressão oral através da prática de falar em público.  O tema escolhido para este ano é “Por que Sonhar?”. Estão participando do Concurso os alunos do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, totalizando 837 alunos envolvidos.

Foram realizados 13 treinamentos no total, ministrados pelo Assessor de Comunicação da Prefeitura, Charles Morais, percorrendo por todas as escolas do Município, capacitando os alunos participantes, com início no dia 16 de junho e com termino nesta quinta-feira (16).

Concluída esta etapa, as escolas participantes terão até do dia 30 de setembro para realizar as semifinais e encaminhar os classificados para a próxima fase. Na modalidade Ensino Fundamental, cada escola terá direito a encaminhar um aluno finalista para disputar a final no dia 04 de novembro, no salão de esportes do Instituto Girassol. Já a modalidade Ensino Médio, que está sendo disputada pelo IEE São Francisco Solano e pelo Instituto Girassol, classificará um aluno finalista por turma participante até a semifinal e para a final terá a participação de um finalista de cada ano (1º, 2º e 3º). Nesta etapa será definido o campeão do Concurso Municipal de oratória, segundo e terceiro colocados.

Além das redações finalistas, dois alunos de cada escola que tiveram destaque na produção do seu texto receberão como prêmio um livro. As escolas contam com uma estrutura composta por tribuna, caixa de som e microfone, patrocinada pelo projeto, para que os alunos possam treinar os discursos e ter um bom desempenho no concurso.

A premiação aos participantes vencedores nas duas categorias serão: vencedor do concurso – troféu e um notebook; segundo e terceiro colocados – troféu e 1 celular.

“Com a conclusão destes treinamentos de dicção e oratória, nossos jovens estão capacitados para desenvolver um bom discurso e conseguir um bom desempenho na final do projeto. Esperamos que vença o melhor, mas indiferente da classificação todos os participantes estão levando conhecimento para suas vidas”, destacou a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Griselda Blau.

Foto: Felipe Keller, Jornal Afolha.