16 de julho de 2015 as 11:21 / Educação, Sem categoria

Não-Me-Toque é a única Cidade do RS a participar do Projeto Cidade da Gente

Um projeto apoiado pela multinacional Monsanto, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, vai proporcionar a edição de um livro sobre Não-Me-Toque. O projeto, intitulado Cidade da Gente, terá a participação de alunos do 6º ano das escolas da rede pública municipal de ensino e será coordenado pelo escritor mineiro José Santos.

Apenas 05 cidades do Brasil foram contempladas com o projeto neste ano: Não-Me-Toque (Rio Grande do Sul), Balsas (Maranhão), Paracatu (Minas Gerais), São José dos Campos (São Paulo) e Campo Verde (Mato Grosso).

O escritor José Santos esteve em Não-Me-Toque nos dias 13 a 15 de Julho, e acompanhado pela Equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Deporto visitou os 6º anos das escolas municipais. Os alunos foram motivados a escrever redações sobre os patrimônios culturais e materiais do Município e após foi realizada uma seleção dos 11 alunos que tiveram redações destaques.

Os selecionados acompanharam o escritor nos encontros de pesquisa e produção junto a EMEF Valdomiro Graciano. Eles também visitaram a Casa da Cultura, a Planta Não-Me-Toque e diversos pontos turísticos da cidade, além de na tarde de terça-feira terem participado de um chá ofertado pela holandesa Elisabeth Sanders, oportunidade em que o escritor conheceu o Jardim Paraíso na Terra, que abriga uma variedade inigualável de plantas e flores trazidas de diversas partes do mundo.

De acordo com o escritor, o livro infantojuvenil retratará o patrimônio histórico, cultural, natural, arquitetônico e imaterial de Não-Me-Toque e será narrado como uma criança contando a história de sua cidade. As redações produzidas pelos alunos serão compiladas pelo escritor, que junto com o ilustrador irá finalizar o livro, pois o mesmo não terá imagens, somente ilustrações.

O livro será produzido em formato grande de capa dura e será produzida uma tiragem de 3.000 exemplares, onde a Monsanto fica com 20% e 2.600 exemplares retornam para o Município de forma gratuita, para ser distribuído entre alunos e instituições de ensino. Conforme informou José Santos, o livro que terá o título “Não-Me-Toque, cidade da gente”, deverá ser lançado em dezembro, coincidindo com o final do ano letivo e trará ilustrações que retratarão as informações contidas nos textos.

A produção do material proporcionará aos alunos uma imersão na história de Não-Me-Toque e a chance de descobrir aspectos importantes e interessantes sobre a cidade em que vivem. “Quero também despertar neles a vontade de ler”, observou o escritor.

Durante o chá no Jardim Paraiso, a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Griselda Blau, juntamente cm a Equipe Pedagógica da Secretaria, agradeceu ao escritor e a Monsanto por ter escolhido Não-Me-Toque. “Estamos orgulhosos por termos sidos escolhidos como a única cidade do Rio Grande do Sul para participar deste lindo projeto. Além de ressaltar as belezas de nossa cidade, esse livro também incentivará nossos jovens a ler e escrever mais”, comentou a Secretária.

Fotos: Jornal Afolha