08 de julho de 2015 as 09:25 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Prefeita participa de reunião na ACIC em Carazinho

Na tarde de segunda-feira (6), a Prefeita Teodora Lütkemeyer atendendo ao convite do Presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) Jocélio Cunha, participou de uma reunião para debater novamente a situação ERS-142. Realizada junto a sede da associação em Carazinho o encontro contou com a participação do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry, Luiz Kunrath representando o deputado federal e Chefe da Casa Civil do RS Márcio Biolchi, membros da Diretoria da ACIC, demais autoridades regionais e imprensa.

A Prefeita Teodora apresentou as reivindicações feitas pelo Município de Não-Me-Toque junto a autoridades e órgãos competentes nos últimos meses e os resultados obtidos junto ao DAER em sua última ida a Porto Alegre na semana do dia 2 de julho.

Estado do Rio Grande do Sul através da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) e o DAER possui um acordo de cooperação técnica com os municípios de Não-Me-Toque e Carazinho, firmado em dezembro de 2014, que visa ações no sentido de promover melhorias na ERS-142. Além do termo de cooperação técnica, existe um termo de compromisso por parte da Seinfra para a contratação do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) para ampliação da capacidade da rodovia. Teodora falou sobre a obra que vem sendo executada pela empresa SAMAQ desde o início do mês de junho junto ao acostamento da ERS-142. A empresa está realizando o alargamento e nivelamento do acostamento da ERS-142 neste primeiro momento com a colocação e compactação de cascalho, que está sendo fornecido pelo Município de Não-Me-Toque.

Outra reivindicação é em relação a retirada das inúmeras árvores de grande porte localizadas as margens da pista, para isso em breve será feita uma análise das árvores que perfilam a rodovia, para saber quais podem ser retiradas, em função do desgaste e quais devem ser retiradas para uma duplicação da estrada.

“Este primeiro trabalho realizado junto ao acostamento melhorou um pouco a segurança em relação ao grande desnível que existia na pista. Continuaremos pleiteando junto as autoridades e órgãos competentes um estudo de viabilidade para uma 3ª pista ou a duplicação da ERS-142”, comentou Teodora Lütkemeyer.