07 de julho de 2015 as 10:57 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Escoteiros Guardiões da Nascente realizam o plantio de mudas no Distrito Industrial

No sábado (07), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Grupo de Escoteiros Guardiões da Nascente encerraram oficialmente as programações do Mês do Meio Ambiente de Não-Me-Toque, realizando o plantio de mudas na área verde do Distrito Industrial. A atividade foi coordenada pelos chefes escotistas, pelo Eng. Florestal da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Cássio Crestani e pelo colaborador Edevaldo Fagundes.

SAMSUNG DIGITAL CAMERASegundo o Eng. Cássio Crestani, a área verde do Distrito Industrial é composta por um plantio de aproximadamente 900 mudas de duas espécies nativas (Ingá e Pata-de-vaca) dispostas em duas fileiras que circundam o perímetro do local, formando uma espécie de “cortina verde”. O objetivo da implantação do cortinamento vegetal é controlar as emissões, odores e eventual proliferação de vetores que podem decorrer da atividade industrial. O mesmo também cria uma faixa de transição natural no entorno do empreendimento, além de auxiliar a natureza a neutralizar os poluentes gerados pelos empreendimentos e melhorar o paisagismo do local.

Desde o ano da implantação (2011) até hoje, muitas mudas acabaram morrendo por diversos motivos. Isto levou a Prefeitura a contratar um funcionário para realizar semanalmente a manutenção (roçada, coroamento, poda, controle de formigas…), aumentando as chances de desenvolvimento das mudas. Na atividade de sábado, cada escoteiro ficou encarregado de replantar uma muda.

“Pedimos agora, que cada empresa instalada no Distrito Industrial nos auxilie também, cuidando das mudas para que as mesmas não sejam danificadas por conta das atividades industriais realizadas”, comentou o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry.

SAMSUNG DIGITAL CAMERAPara a equipe do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, as atividades do Mês do Meio Ambiente foram um sucesso, pois proporcionaram uma reflexão maior a respeito da importância da preservação da natureza para as atuais e futuras gerações. Fica o agradecimento a todos envolvidos nas atividades que de uma forma ou outra colaboraram para o sucesso da mesma.