02 de julho de 2015 as 14:10 / Saúde, Sem categoria

Campanha de Testagem para Hepatite B e C

A Secretaria Municipal de Saúde realizará no sábado, dia 25 de julho, pela parte da manhã, a Campanha de Testagem para Hepatite B e C, em alusão ao dia 28 de julho que é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Durante a campanha serão disponibilizados 100 testes para hepatite B e 100 testes para hepatite C.

HEPATITES VIRAIS: São inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus. São doenças silenciosas que constituem um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo: estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas no mundo podem ser portadoras sem saber e quando não diagnosticadas podem causar complicações nas formas agudas e crônicas, muitas vezes levando a cirrose ou ao câncer de fígado. Os sintomas em geral são dor abdominal, náusea, vômito, mal-estar, cansaço, falta de apetite, pele e olhos amarelados, urina escura e febre. No Brasil, as hepatites virais são causadas mais comumente pelos vírus A, B, C, ou D, porém há ainda o vírus E com predominância na Ásia e África.

Existem grupos de pessoas em situações de maior vulnerabilidade para adquirir a doença, tais como: trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais civis, militares, coletadores de lixo, profissionais que trabalham com estética, lésbicas, gays, bissexuais e pessoas que receberam transfusão de sangue antes de julho de 1992. Os nascidos entre 1945 a 1965 cresceram em uma época em que era comum o uso de seringas de vidro e transfusões de sangue não testadas para hepatite C.

A vacinação contra a Hepatite B é a medida mais efetiva para prevenir a infecção pelo vírus e as suas consequências. A vacina está disponível na sala de vacinação –SUS, da Secretaria Municipal da Saúde para todas as crianças, adolescentes e adultos.

A Campanha de Testagem visa identificar casos novos da doença, disponibilizando à população o exame de testagem para Hepatite B e C.

A coleta de sangue acontecerá no sábado “Dia D”, 25 de julho no Laboratório – SUS no Centro de Apoio (localizado ao lado da delegacia de polícia) a partir das 8:00 horas.

Os resultados dos exames serão direcionados à vigilância epidemiológica (sala de vacinação) da Secretaria Municipal de Saúde para aconselhamento e verificação da situação vacinal contra hepatite B de cada paciente testado. Os resultados alterados serão encaminhados ao LACEN (Laboratório Central de saúde pública) em Porto Alegre para confirmação. As pessoas identificadas como portadoras de Hepatite B e ou C serão encaminhadas ao Serviço de Atendimento Especializado, em Carazinho, para acompanhamento e tratamento gratuito e fornecido pelo SUS.

Informações pelo telefone (54) 3332 4122, ramal 207- SALA DE VACINAÇÃO -SUS