25 de junho de 2015 as 16:00 / Saúde, Sem categoria

Secretaria de Saúde apresenta panorama do Município

Na noite de quarta-feira (24), a Secretaria de Saúde realizou no plenário da Câmara de Vereadores sua audiência pública de prestação de contas do 1º quadrimestre. Na oportunidade estiveram presentes a Prefeita Teodora Lütkemeyer, o Presidente da Câmara de Vereadores, Ibanêz Victor de Quadros, o Vereador Pedro Paulo Falcão da Rosa, o Secretário de Saúde Marco Costa, representantes de diferentes instituições, representantes dos hospitais do município, membros do Conselho Municipal da Saúde, imprensa e comunidade.

A audiência pública e prestação de contas é efetuada pela Secretaria de Saúde e instituições para apresentar à comunidade a atual situação da saúde do Município, bem como a detalhar dos investimentos feitos e de que forma os recursos estão sendo aplicados.

Investimentos

Não-Me-Toque tem investido sistematicamente na melhoria das condições físicas das unidades de saúde e em equipamentos e mobiliário para dar aos servidores as melhores condições de trabalho possíveis e aos usuários do sistema único de saúde qualidade no atendimento. Todas as unidades de saúde receberam melhorias, com destaque para os Bairros Santo Antônio e Industrial que receberam investimentos no valor de R$ 42.238,00 e R$ 238.795,00 respectivamente.

Outro grande investimento foi a renovação feita na frota da Secretaria com a aquisição de duas novas ambulâncias, duas vans de 20 lugares, um Fiat Uno, uma Fiat Doblo e um Fiat Uno Way para o transporte de pacientes e um Fiat Palio para a Vigilância Sanitária.

Os investimentos feitos vão desde a infraestrutura física, até a qualificação dos servidores que trabalham junto a Secretaria, que atualmente conta com 98 funcionários.

Assuntos da Conferência Municipal foram elencados

Assuntos da Conferência Municipal de Saúde foram elencados

Na ocasião também foi realizada a primeira plenária da Conferência Municipal de Saúde que acontecerá no dia 9 de julho. Neste momento, foram lançados os assuntos a serem discutidos na conferência, bem como exposto um panorama da atual situação da saúde vivida em Não-Me-Toque e um panorama regional.

Panorama

Embora o Município tenha uma estrutura de boa qualidade e equipe preparada a nível local, Não-Me-Toque enfrenta dificuldades em relação ao acesso a consultas de média complexidade. A fila de espera do município atualmente possui 1.300 pessoas aguardando consultas, sendo 250 destas para exames de média complexidade, 187 aguardando cirurgias eletivas, 86 outros procedimentos e 24 por cirurgia bariátrica (obesidade).

“Esta situação enfrentada pelos Municípios é o reflexo dos cortes sistemáticos que vem sendo feitos no sistema de saúde do Estado e a falta de repasse de recursos por parte da União em relação ao investimento feito a nível Municipal. Apresentamos esta situação e iremos discuti-la mais a fundo na Conferência Municipal de Saúde para em conjunto buscarmos soluções para manter o atendimento funcionando da melhor forma em Não-Me-Toque”, comentou o Secretário Marco Costa.